Postos de gasolina são notificados pelo Procon em três municípios do AM

Foto:Divulgação / PROCON-AM

Foram notificados 29 postos de gasolinas nos municípios de Itacoatiara, Itapiranga e Silves, na segunda e terça-feira (05 e 06), pelo Instituto Estadual de Defesa do Consumidor (Procon-AM). O Procon-AM solicita respostas sobre o preço de compra e venda de combustíveis nos três primeiros meses de 2021, o valor de compra dos combustíveis e os dados sobre a forma de recolhimento dos tributos.

Os estabelecimentos devem entregar resposta ao órgão em um prazo de dez dias corridos, cada posto recebeu cerca de duas notificações, totalizando 58 pedidos de esclarecimento. Dos 29 postos notificados, 22 foram em Itacoatiara, cinco em Itapiranga e dois em Silves.

Em fevereiro e março deste ano, o Procon-AM já havia realizado a mesma ação com postos da capital, as respostas estão sob análise.

“Estamos dando atenção máxima à questão do preço dos combustíveis. Todos estão sendo notificados para que apresentem o panorama em relação a esses valores. Estamos com uma agenda de fiscalização para atender o interior, conforme determinou o governador Wilson Lima”, frisa o diretor-presidente do órgão, Jalil Fraxe.

Além dessa ação, o Procon-AM também visita outros municípios do Estado, junto à comitiva da Operação Enchente 2021, na Unidade Básica Fluvial de Fiscalização e Pesquisa (UBFFP II), do Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM), levando serviços de cidadania e ações emergenciais em municípios afetados pela cheia dos rios.

(*) Com informações da Secom