Postos de testagem são ampliados após subida nos casos de covid-19 em Manaus

A rede básica de saúde, que ofertava o teste em 28 estabelecimentos, passará a ofertar o procedimento em mais 24, totalizando 52 Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Foto: Divulgação

Considerando a mudança do cenário epidemiológico que aponta o aumento do número de casos de Covid-19 na capital, saindo de  22 para 158 casos diários confirmados nos últimos 15 dias,  houve a necessidade de ampliar o número de pontos de testagem rápida nas unidades de saúde.

A rede básica de saúde, que ofertava o teste em 28 estabelecimentos, passará a ofertar o procedimento em mais 24, totalizando 52 Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

O anúncio da ampliação foi feito pelo titular da Secretaria Municipal de Saúde, Djalma Coelho, que explicou que a medida tomou como base os dados registrados nos boletins epidemiológicos divulgados pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), e que, além da testagem rápida nos estabelecimentos da secretaria, a rede está sendo reordenada para o acolhimento dos usuários.

Nos últimos 15 dias, a Semsa registrou que os novos casos de covid-19, que saíram de 22 para 158 casos diários. Os testes rápidos serão ofertados nas unidades da Semsa que podem ser conferidas pelo link bit.ly/ubscovidmanaus.

Djalma Coelho assinalou que o serviço de testagem rápida de antígeno deve ser solicitado pelas pessoas que estiverem com os sintomas iniciais da doença, que incluem febre alta, dor de cabeça, tosse, dor na garganta e indisposição, por sete dias, no máximo.

Os pontos de testagem podem ser conferidos por meio do link bit.ly/localvacinacovid19.

Reordenamento

A Rede de Atenção Primária em Saúde está sendo reordenada devido a mudança do cenário epidemiológico. O fluxo de acolhimento seguirá duas frentes de trabalho: uma destinada a atender os usuários com sinais de síndromes gripais e o outro direcionado para as demais demandas. As medidas de prevenção, com reforço na higienização das mãos e uso de máscara, serão reforçadas e a temperatura dos usuários será verificada.