Prefeito de Itacoatiara é denunciado ao MP e a PF por fraudes em licitações e por pagar funcionários ‘fantasmas’ (ver vídeo)

O vereador da Câmara Municipal de Itacoatiara, Robson Siqueira (PV) – a 270 km de Manaus – fez várias denúncias contra o prefeito do município de Itacoatiara, Mário Abrahim (PSC), tanto da tribuna da Casa Legislativa quanto ao Ministério Público do Amazonas (MPAM). Com documentos em mãos para comprovar as denúncias, o vereador acusou o prefeito de fraudar licitações e por pagar funcionários “fantasmas”.

O vereador exemplificou as irregularidades em licitação mostrando que empresa que não vende manilha está fornecendo manilha para a prefeitura. “Licitação do Fundeb, onde uma padaria do Vieiralves (em Manaus) ganhou a licitação, inclusive com uma nota fiscal que comprou 40 toneladas de carne em um motel”, contou o parlamentar.

Robson Siqueira denunciou ainda que pessoas que não estão contratadas pela prefeitura e que sequer têm seus nomes na lista de funcionários da administração de Mário Abrahim estão recebendo dos cofres públicos. “Pessoas que não constam nas 73 folhas de contratados do município, que essa folha eu tenho e quem me forneceu foi gente lá de dentro da própria prefeitura. Tem gente inclusive do alto escalão que não aparece na folha, mas recebe”, disse o vereador, acrescentando: “Aqui tem uma verdadeira quadrilha de Coari, inclusive nós já indicamos a Secretaria de Inteligência do Estado e também à Polícia Federal”.

O parlamentar demonstrou que a atitudes criminosas são tamanhas que fraudam até mesmo documento em nome da vice-prefeita da cidade, Selane Sabino. “A vice-prefeita fez um Boletim de Ocorrência pelo crime de falsidade ideológica contra o procurador-geral do município (Ramon Gaggy) porque ele assinou esse documento em nome dela – o vereador se pronunciava enquanto mostrava o documento – demitindo várias funcionários”, relatou o vereador questionando: “Onde foi publicado isso? Ninguém viu nada publicando que ela estava em exercício.

Segundo o parlamentar já são quase trezentos funcionários da prefeitura demitidos de “forma covarde”.

“Não se espantem se a mesma operação do PF que teve lá em Manaus prendendo a cúpula do governo por fraude em licitação possa aparecer aqui, porque aqui não tem uma, tem todas, eu digo, todas as licitaç~çoes sem excessão foram fraudadas”, disse o parlamentar.

Risco de perder o mandato

O vereador e médico Robson Siqueira, já fez diversas denúncias contra o prefeito de Itacoatiara Mário Abrahim, inclusive já revelou que o gestor demitiu servidores da prefeitura para dar emprego aos seus parentes.

De acordo com Robson Siqueira, devido a série de denúncias que o parlamentar tem feito, acabou se tornando um alvo e corre risco de ter seu mandato cassado.

“Querem cassar meu mandato, prefeito meu mandato não tem preço, e eu jamais me curvarei às irregularidades e imoralidades da sua gestão, podem tentar o quanto quiserem, mas a minha resposta sempre será a mesma”, disse o vereador em uma publicação em redes sociais.