Prefeito de Nova Olinda doa terras do município para vereadores que reprovaram contas do prefeito eleito (ver vídeo)

nova-olinda-foto-capa-pronta-3Vereadores de Nova Olinda do Norte, acusados de participar de um estratagema – qualquer semelhança com maracutaia não é mera coincidência –  para tornar inelegível o ex-prefeito do município Adenilson Reis (PMDB) receberam de “presente” do prefeito da cidade, Joseias Lopes (PROS), terrenos que pertencem ao patrimônio público do município. Esses mesmos vereadores reprovaram contas da gestão passada de Adenilson Reis, mesmo elas tendo sido aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM) e até mesmo pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Adenilson Reis foi eleito novamente prefeito de Nova Olinda do Norte nas últimas eleições municipais e Joseias Lopes, derrotado nas urnas, tenta continuar no cargo através de ação judicial utilizando-se da reprovação de contas levada a cabo por vereadores que são seus aliados.

nova-olinda-do-norte-terreno-1Apontado como o orquestrador da reprovação das contas do prefeito eleito, Adenilson Reis, o presidente da Câmara de Nova Olinda do Norte, Vander Cleison Pereira da Silva, também encabeça a lista dos vereadores que foram “presenteados” com terras do município pelo prefeito Joseias Lopes. Outro que também está no topo da lista da “farra” com as terras públicas em Nona Olinda é ninguém menos que o irmão do prefeito, vereador Carlos Rodrigues que articulou junto aos seus pares a reprovação das contas do prefeito eleito.

nova-olinda-do-norte-terreno-3A vereadora pastora Guaracy de Jesus, que faz parte da presidência do Ministério Apostólico Yeshua Há Machiac (MAYHM) também faz parte da lista da “caridade” com patrimônio do povo de Nova Olinda feita pelo prefeito Joseias, assim como os vereadores Alexandre Ferreira, Junior Pena e Raul Ferreira, filho do secretário de Educação da cidade. E o prefeito Joseias Lopes resolveu distribuir terra pública até mesmo para o seu secretário de Administração, Jackson Monteiro Martins

Na surdina

A “farra” do prefeito Joseias Lopes com terras públicas doadas para seus vereadores aliados – tem até parente como seu irmão e aderente como seu secretário de administração – só veio a público porque um dos parlamentares da Câmara Municipal de Nova Olinda do Norte, o vereador de oposição, Luiz Bernardo (PDT) ,o único que não quis participar da urdidura para reprovar as contas de Adenilson Reis, decidiu investigar denúncia que chegou ao seu gabinete. (entrevista dada pelo vereador no final da matéria)

doc-nova-olinda-do-norte-7O teor da denúncia era de que, em dezembro do ano passado (2015) o prefeito teria doado terras que pertencem ao patrimônio público em troca de um “acerto” com seus correligionários do Poder Legislativo municipal. Luiz Bernardo descobriu que, os vereadores e o prefeito Joseias Lopes, tramaram a realização de sessão itinerante, no último mês do ano, na área rural de Nova Olinda, na Comunidade Vila Nova, nas proximidades do Rio Urariá, para que a doação das terras fosse feita na surdina, longe dos olhares da população da cidade, ludibriando o Judiciário e o Ministério Público.

Para dar ares de legalidade ao ato ilegal e imoral, os vereadores legislaram em causa própria e aprovaram os Projetos de Lei 11/2015, 16/2015, 21/2015, 18/2015, PL 17/2015 e, o PL 22/2015, beneficiando a si próprios com terras do município através de doação do prefeito. E, pasmem, como consta em documento enviado ao Radar, o ato caracterizado legalmente como improbidade administrativa foi aprovado até mesmo pela Comissão de Ética da Câmara do município.

Depois de muito criar confusão e sofrer perseguição, o vereador Luiz Bernardo conseguiu ter acesso aos documentos de doação das terras, assinados pelo prefeito Joseias Lopes, confirmando a veracidade da denúncia (ver documentos no final da matéria). Luiz Bernardo fez denúncia ao Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM) e ingressou com Ação Civil Pública no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) contra o prefeito Joseias Lopes, seu secretário de Administração e os vereadores (Any Margareth)

doc-nova-olinda-do-norte-1

doc-nova-olinda-do-norte-2

doc-nova-olinda-do-norte-3

doc-nova-olinda-do-norte-4

doc-nova-olinda-do-norte-5

doc-nova-olinda-do-norte-6