Prefeitura abre inscrições para minicurso sobre pomares urbanos

Com a finalidade oferecer noções básicas sobre os diversos tipos de árvores de espécies frutíferas e como devem ser cultivadas em quintais, a Prefeitura de Manaus abriu inscrições para o minicurso Pomares Urbanos, que será oferecido nos dias 17 e 18 deste mês no Parque Municipal Lagoa Senador Arthur Virgilio Filho, no Japiim, zona Sul.

É a primeira vez que o tema é abordado dentro da grade de minicursos oferecida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas). As aulas acontecerão nos períodos da manhã e da tarde, com módulos teórico e prático (a depender da demanda). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelos telefones 3236-6557 e 3236-8013.

Segundo o diretor de Arborização e Paisagismo, em exercício, da Semmas, Deyvson Braga, a intenção é estimular o plantio de árvores na cidade, tendo como foco também a arborização dos quintais. “Vamos mostrar aos participantes quais as melhores espécies para serem utilizadas em seus quintais ou áreas disponíveis para o cultivo, dependendo do tamanho do quintal, tipo e relevo do solo, com dicas importantes para evitar problemas no futuro”, explicou.

No minicurso, serão abordados também os tratos culturais que devem ser adotados, como podas de formação (que guiam o crescimento da árvore), adubação complementar e controle de praga.

Para terrenos de pequeno porte, as espécies recomendáveis são acerola, cacau, cupuaçu, pitanga, entre outros. Já para as áreas de maiores dimensões, são viáveis espécies como mangueira, frutapão, ingá e jaca. “O tamanho padrão dos quintais de Manaus é 10m x 20m. Nesse caso, é preciso avaliar o tipo de terreno para avaliar as condições de plantio”, explica Deyvson.

As aulas serão ministradas pelo engenheiro agrônomo Sérgio Pacheco, no auditório do Parque Lagoa Senador Arthur Virgilio Filho. Além das aulas, os participantes poderão levar mudas frutíferas para casa. Os horários das aulas são: das 8h às 12h e das 13h às 16h.