Prefeitura de Barreirinha publica decreto suspendendo as provas do Enem

O prefeito de Barreirinha, Glenio José Marques Seixas, publicou na última sexta-feira (19) um decreto para suspender a aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na cidade, previstas para os dias 23 e 24 no Amazonas. A medida foi tomada, segundo o prefeito, por conta do avanço da Covid-19 no município que, até este domingo, dia 21, já contabiliza 1.924 casos da doença, além do colapso do sistema de saúde do Estado.

“A cidade de Barreirinha não dispõe de leitos de UTI, e que não se pode analisar a a saúde pública municipal independentemente da cidade de Manaus (…) considerando o cenário de grande ocupação das unidades hospitalares da cidade de Manaus, torna-se imperioso tomar as medidas preventivas. (…) Fica suspensa, no âmbito do município de Barreirinha, toda e qualquer ação que resulte na organização e posterior aplicação da prova do Enem”, explica o decreto.

A prefeitura de Barreirinha informou que já solicitou do Inep uma nova data para aplicação das provas no município, mas aguarda resposta do órgão.

Ao todo, 163.044 pessoas devem realizar a prova no Amazonas, sendo 160.548 no formato tradicional, e 2.896 pelo Enem Digital.
Com decisão da Justiça Federal do Amazonas, a aplicação das provas foi remarcada . O Governo do Estado decretou ponto facultativo e feriado escolar nos dias de realização da prova no Estado.