Prefeitura de Coari se prepara para ter Guarda Municipal armada

Foto: Divulgação

Durante o mês de novembro, 117 guardas civis municipais participaram do I Curso de Aperfeiçoamento e Habilitação para o uso de arma de fogo da Guarda Civil Municipal de Coari (GCM). A capacitação foi realizada pelo Instituto Integrado de Ensino de Segurança Pública – IESP/SSP-AM, fruto de uma parceria da Prefeitura de Coari com o Governo do Amazonas.

Durante o curso, os guardas civis municipais de Coari participaram de aulas sobre Legislação e Doutrina da GCM, Legislação de Trânsito, Noções Criminalísticas, Primeiros Socorros, Busca e Resgate na Selva, Brigada de Incêndio, Técnicas de Abordagem e Controle e Distúrbios Civis. Os profissionais passarão pela terceira fase do processo para a realização do Curso de Armamento, Tiro e Munições, que é a avaliação psicológica, prevista para acontecer em dezembro.

A Guarda Civil Municipal de Coari foi criada em 1994, atualmente conta com 130 profissionais e é a única regulamentada do Amazonas, o que possibilitou a celebração de um Termo de Cooperação Técnica entre a Polícia Federal e a Prefeitura Municipal de Coari, com o objetivo de alinhar as ações para que a Guarda Civil Municipal pudesse receber a autorização para realizar o Curso de Armamento, Tiro e Munições. Esse treinamento está previsto para acontecer entre janeiro e março de 2021.

O objetivo de uma GCM treinada, armada e equipada é proporcionar ações de segurança pública mais eficientes, somando com os trabalhos das Polícias Militar e Civil no combate à criminalidade no município de Coari.