Anúncio

Prefeitura e Universidades ofertam 800 bolsas em Programa de Residência Pedagógica

Fotos: Lton Santos/Semed

Quatro universidades do Amazonas lançaram, nessa quinta-feira (20), em parceria com a Prefeitura de Manaus, no auditório Eulálio Chaves, na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), bairro Coroado, na zona Sul, os Programas Residência Pedagógica e Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), que serão realizados nas unidades de ensino da rede municipal.

Ao todo, serão oferecidas mais de 800 bolsas para acadêmicos das Universidades Federal do Amazonas (Ufam), do Estado do Amazonas (UEA), da Universidade Nilton Lins (UniNilton Lins) e do Instituto Federal do Amazonas (Ifam) interessados em participar dos Programas.

O Programa de Residência Pedagógica faz parte da Política Nacional de Formação de Professores e busca o aperfeiçoamento da formação prática dos alunos nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade do curso com estágio supervisionado.

De acordo com o pró-reitor de Ensino e Graduação da Ufam, David Lopes Neto, o programa visa melhorar a qualidade do estágio curricular e inserir os universitários finalistas e novatos no contexto de trabalho das instituições de ensino educacionais.

“O universitário, que tem a oportunidade de um estágio logo no início do curso, adquire mais experiência do papel do professor em sala de aula. Essa articulação entre as universidades parceiras e as secretarias de Educação só contribui para a formação desses futuros educadores”, afirmou ele.