Mesmo com os moradores de diversos bairros da cidade denunciando, quase que diariamente pro Radar, que as ruas dos locais onde moram estão tomadas por buracos e lama quando chove, o prefeito David Almeida (Avante) já gastou, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) mais de R$ 66 milhões, apenas nos primeiros quatro meses de 2022.
Chama a atenção que, em uns poucos locais da cidade, o que se vê é um serviço de tapa-buraco, que a população reclama dizendo ser de péssima qualidade. “É só dar uma chuva, que o asfalto solta e abre o buraco de novo”, diz o morador do Coroado. Mas na maioria dos bairros de Manaus nem mesmo um serviço de tapa-buraco foi feito.
Lugares onde não falta asfalto são o Vieiralves e o conjunto Morada do Sol, áreas nobres onde a Prefeitura de David Almeida faz asfaltamento de verdade, o que se chama de recapeamento, retirando a camada antiga de asfalto e aplicando um asfalto novo, não se resumindo a apenas tapar os buracos
Segundo os dados encontrados no Portal da Transparência de Manaus, foram gastos R 40,6 milhões com serviços de asfaltamento e pavimentação somente nos quatro primeiros meses de 2022. Nesse período também foram gastos com aluguel de maquinário para serviços de pavimentação mais de R$25 milhões de reais, pagos a 11 empresas.
Um dos moradores que presenciou seu bairro receber o serviço apenas de tapa-buraco reclamou da situação. “Aqui realmente fizeram só esse serviço de tapa-buraco e como vocês podem ver fizeram esses serviços dos dois lados da via, e quando chove o buraco volta a aparecer novamente”, revelou Jocimar Silva.
No dia da fiscalização, na última terça-feira (26), o Radar esteve na rua Amapá, bairro Vieiralves, zona Centro-Sul de Manaus, e por lá encontrou várias máquinas realizando o serviço de recapeamento.
Já no bairro Coroado, na zona Leste de Manaus, além de não encontrar nenhuma máquina ou trabalhadores realizando asfaltamento, a reportagem percebeu que as avenidas Beira Mar e Beira Rio receberam apenas serviços de recapeamento de qualidade duvidosa. Além disso, o Radar recebeu denúncias de que não há serviço de recapeamento ou asfaltamento nos bairros Alvorada, Nova Vitória e Jorge Teixeira.