Prefeitura inaugura árvore de Natal sustentável na Cidade Nova

Fotos: Mário Oliveira / Semcom

O Cidade Nova foi um dos bairros da capital que recebeu a segunda das quatro grandes árvores de natal que a Prefeitura de Manaus irá instalar durante o “Natal do Abraço”. A inauguração aconteceu nessa sexta-feira (30). O público pode conferir a árvore sustentável entre as avenidas Torquato Tapajós e Max Teixeira, na zona Norte.

A inauguração contou com o coral natalino de crianças da Escola Municipal Lucila Freitas, da Colônia Santo Antônio, que realizou uma apresentação emocionante, interpretando músicas tradicionais do período natalino.

Representando o prefeito Arthur Virgílio Neto, o secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Bisneto, acendeu as luzes juntamente com a artista plástica Rosa dos Anjos, responsável pela confecção da árvore natalina.

“Essa época de fim de ano traz um momento de reflexão onde olhamos para as pessoas, para as crianças especialmente, com mais carinho, com mais amor. Todo mundo que passar por aqui vai sentir esse espírito de confraternização e solidariedade”, disse Bisneto.

A árvore de 15 metros de altura, confeccionada com mais de 60 mil garrafas pet, é a primeira do Amazonas totalmente iluminada com energia captada por painéis de energia solar.

O trabalho da artista Rosa dos Anjos contou com a colaboração da associação de catadores do Projeto Reusa, no bairro da Redenção, zona Oeste, que doaram as mais de 60 mil garrafas que iriam para o lixo e agora servem de adornos. Rosa dos Anjos disse que sua inspiração sempre é a Amazônia, mas procurou expor a diversidade de pessoas que formam o povo manauara por meio das inúmeras cores que compõem a ornamentação.

“A ideia é a preservação, por isso o uso das garrafas pet e o uso de energia de painéis solares. Cada cidadão também tem a responsabilidade de cuidar do meio ambiente. O poder público não consegue fazer isso sozinho sem o apoio e a consciência da população”, disse a artista reforçando a importância da preservação ambiental.

Toda a decoração natalina é organizada pelo Fundo Manaus Solidária que já inaugurou a primeira árvore de natal na Praça da Matriz, no centro da cidade.