Prefeitura iniciou urbanização de vias na comunidade José Bonifácio

Durante esta semana, os moradores da rua Enéas Barreto, na comunidade José Bonifácio, bairro Colônia Antônio Aleixo, zona Norte, começaram a perceber o resultado do trabalho da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf). A via, antes tomada por barro e lama, começou a receber a implantação de 120 metros de drenagem profunda com tubulação em concreto armado, além da implantação de 20 metros de rip-rap para conter pequenos deslizamentos, terraplanagem em toda sua extensão, meio-fio, sarjeta e asfalto.

Acompanhando de perto os serviços, o vice-prefeito Marcos Rotta e o secretário municipal de Infraestrutura, Kelton Aguiar, destacaram que esse tipo de obra tem sido uma ação rotineira na prefeitura.

“É um trabalho bastante demandado, pois requer toda uma preparação do solo, depende do clima e requer um material mais especifico. É uma determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto que as vias, primeiramente, recebam drenagem profunda com a implantação da canalização de tubos para a vazão correta das águas das chuvas, assim evitaremos alagações e prejuízos aos moradores “, destacou Rotta.

Somente neste ano, mais de 2,6 mil metros de tubulação já foram implantados em diversos pontos da cidade. “Nossa missão é dar mais qualidade de vida a população. Áreas como o bairro Lago Azul, localizado no quilômetro 2 da AM-010, onde mais de 12 vias recebem o mesmo serviço, não adiantaria somente aplicar o asfalto, pois sem a tubulação adequada, com o tempo, a chuva levaria toda a massa aplicada e não é isso que queremos. A população tem direto ao serviço completo com drenagem, meio-fio, sarjetas e asfalto”, explicou Kelton.

Com esse tipo de trabalho realizado pela secretaria de obras, leva-se para as comunidades uma rotina mais organizada, em virtude da normalização de serviços como a coleta de lixo, o acesso ao transporte urbano mais próximo das residências, policiamento, dentre outros serviços básicos do qual é necessária uma via asfaltada.

Para Ivan Andrade, morador da comunidade José Bonifácio e mototaxista da área, o trabalho da prefeitura é visto como um verdadeiro sonho, pois já havia perdido a esperança de ter a via urbanizada. “A rua era horrorosa, tinha um buracão bem no meio. Até me emociono vendo como já está. O melhor de tudo é que vou poder chegar com a minha moto e estacionar dentro da minha casa”, comemorou.

Outras seis ruas do bairro também estão sendo contempladas com serviços de manutenção. Nesta semana, a rua São Marcos, Santa Marta, José Reis, São Pedro, Rosa de Maio e Penetração irão receber melhorias básicas.

Fonte: Seminf

Fotos: Diego Caja / Seminf