Anúncio

Prefeitura promove debates sobre Pré-Natal nos Distritos de Saúde

Uma série de fóruns de Vinculação ao Pré-Natal, reunindo profissionais da Atenção Básica e das maternidades, teve início, nessa segunda-feira (11), pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). A programação teve início às 14h, com o 3º Fórum de Vinculação ao Pré-Natal do Distrito de Saúde Sul (Disa Sul), no auditório da Maternidade Dona Lindu, na zona Centro-Sul, reunindo representantes da própria maternidade, de cinco Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e 21 equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) que atuam na zona Sul de Manaus.

Cada Distrito de Saúde (Sul, Leste, Oeste e Norte), informa o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, irá realizar um fórum de Vinculação ao Pré-Natal no mês de dezembro, encerrando a programação do ano. “Cada Disa é orientado a realizar três fóruns de vinculação durante o ano, fortalecendo a integração entre os profissionais que atuam na realização do pré-natal, parto e puerpério, na Atenção Básica e nas maternidades, de acordo com o território de atuação dos serviços de saúde”, explica Magaldi.

A vinculação ao pré-natal, explica o secretário, é uma das estratégias do Ministério da Saúde, para redução da mortalidade materna e infantil, e que busca fortalecer o vínculo das gestantes, que realizam o pré-natal na Atenção Básica, às unidades de referência para assistência ao parto.

Uma das vantagens é que a gestante, ainda durante o pré-natal, pode realizar visitas programadas às maternidades que estão vinculadas às UBSs, de acordo com o território de atuação, conhecendo os serviços, esclarecendo dúvidas e obtendo informações sobre normas, rotinas e procedimentos. A finalidade dessas visitas é buscar reduzir o stress e diminuir a peregrinação da gestante a uma maternidade do sistema público de saúde onde ela realizará o parto.

“O Fórum de Vinculação é uma ação realizada para o fortalecimento da integração entre os serviços de saúde, melhorando a organização da rede de atendimento, servindo como instrumento para garantir o diálogo e a troca de informações entre as UBSs e as maternidades”, destaca o secretário municipal de Saúde.

A responsável técnica pelo programa de Saúde da Mulher no Disa Sul, enfermeira Lúcia Marques de Freitas, explica que cada Fórum aborda um tema diferente, de acordo com as demandas levantadas pelos profissionais.

À tarde, o 3º Fórum de Vinculação do Disa Sul apresentou o Relato de Experiências sobre as ações vivenciadas nas unidades de saúde do Disa Sul. Coube às assistentes sociais, Loiana Melo e Neide Negreiros, a realização da Análise de Causa Raiz (ACR) e a apresentação do Projeto de Aprimoramento e Inovação no Cuidado e Ensino de Obstetrícia e Neonatologia (Apice On).

No constante aperfeiçoamento das ações, os profissionais de saúde receberam as informações sobre o tratamento a ser dado a partir de falhas técnicas identificadas nos relatos. Se a abordagem sintomática tende a apontar as falhas no erro do indivíduo, na ação sistêmica, os erros que possam atingir mãe e filho, são relacionados como resultados de falhas nos sistemas aplicados. A finalidade é buscar a correção das falhas encontradas em todo o procedimento adotado. “As pessoas são apenas parte do processo”, completa Loiana, mediadora do Ministério da Saúde.

O projeto Apice On, é uma iniciativa do Ministério da Saúde que vai ser implantada em quatro maternidades de Manaus: Moura Tapajóz, Dona Lindu, Maternidade Ana Braga e Maternidade Balbina Mestrinho.

Também foram abordados temas voltados para analisar os casos de óbitos maternos e a Política Nacional de Humanização (HumanizaSUS).

Atividades na Espi

O Disa Sul também abordará os mesmos temas no 3º Fórum de Vinculação ao Pré-Natal reunindo representantes da Maternidade Balbina Mestrinho, vinculada a outras 11 UBSs e 28 equipes da ESF da zona Sul de Manaus, e que será realizado nesta terça-feira, 12, 14h, no auditório da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), bairro Flores, zona Centro-Sul.

O Fórum de Vinculação do Disa Norte também acontecerá nesta terça-feira, 12, o do Disa Leste será na sexta-feira, 15, e do Disa Oeste no dia 19 de dezembro.