Prefeitura realiza Dia “D” contra o sarampo em Manaus

Crianças de 6 meses a 5 anos serão o público-alvo de uma mobilização coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), no próximo dia 14 de abril. A campanha municipal de vacinação contra o sarampo, também chamada de “Dia D” acontecerá em 500 postos, que incluem todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e locais de grande circulação de pessoas. Cerca de 2,5 mil servidores da pasta atuarão na ação.

“Estamos utilizando todos os recursos para conter o avanço do sarampo em nossa cidade. Teremos um dia inteiro dedicado a vacinar nossas crianças, independentemente da situação vacinal. E isso se aplica a todas que não tomaram a vacina nos últimos 30 dias. É orientação do prefeito Arthur Virgílio Neto intensificarmos cada vez mais nossas ações para quebrarmos a cadeia de transmissão. E a vacina é o meio mais eficaz para isso”, explica o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi.

Dados de 2017 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que, em Manaus, a população na faixa etária prioritária é de 211.787 crianças. A meta da campanha é alcançar pelo menos 95% deste público, o equivalente a 201.198 crianças. Para isso, a Semsa recebeu do Ministério da Saúde (MS) 250 mil doses da tríplice viral.

Todas as crianças da faixa etária prioritária deverão receber a vacina, independentemente da situação vacinal, com exceção das crianças que receberam esta vacina há menos de 30 dias, devendo aguardar o intervalo de um mês para receber a dose de campanha. Pais ou responsáveis devem comparecer com as crianças ao posto de vacinação mais próximo de casa, com a caderneta de vacinação para avaliação da situação vacinal.

A tríplice viral é contraindicada a quem tem alergia grave ao ovo de galinha; alergia à proteína do leite de vaca; e crianças em tratamento com medicamento imunossupressor.