Prejuízos da Reforma da Previdência será pauta em audiência pública

Fila para atendimento num dos postos do INSS.

Na próxima segunda-feira (15), será realizada uma nova audiência pública, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) para debater sobre a Previdência Social para pensionistas e trabalhadores rurais. Desta vez, ela é promovida pelo deputado estadual Serafim Corrêa (PSB).

“A audiência é uma oportunidade para nós, do Amazonas, discutirmos, de forma democrática, os impactos dessa proposta. Quando você pega um item, e depois mais outros itens, começa a ficar assustado com a proposta, porque ela é necessária, mas estão aproveitando essa oportunidade para massacrar aqueles que podem menos. Então, é bom nós discutiremos isso mais profundamente antes de alguém se dispor a dar esse voto favorável”, disse.

No último dia 25 de março, deputados e entidades debateram sobre a reforma na Aleam. Na ocasião, a audiência pública foi proposta pelo deputado federal José Ricardo (PT).

Serafim reforça que é necessário ser feita a reforma na Previdência Social, porém, com pontos a serem corrigidos, como por exemplo o risco da ruptura de auxílios, em especial dos pensionistas, representado 85% por mulheres e trabalhadores rurais.

Impactos da reforma para trabalhadores rurais, também foi outro ponto colocado em pauta para o debate, de acordo com o texto da reforma, para a aposentadoria rural os homens permaneceriam com 60 anos, e a idade das mulheres passaria de 55 anos para 60 anos.

A audiência será aberta ao público e contará com a participação de representantes dos órgãos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, sindicalistas, movimentos sociais entre outros representantes.

Com informações da assessoria do deputado.