Anúncio

Primeira edição do Festival de Tradições Gaúchas no Amazonas aconteceu nesse domingo (14)

Nesse domingo (14/1), o Centro Estadual de Convivência do Idoso – Aparecida vai receber, a partir das 11h, o Festival de Tradições Gaúchas no Amazonas (FESTGAM). Realizado pelo Centro de Tradições Gaúchas – Rancho Manauara, com apoio do Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), o evento terá entrada franca.

O festival contará com apresentações de danças tradicionais como Tirana do lenço, Chico sapateado, Sarrabalho, Tatu de castanhola e Pau de fitas. Também haverá competição na modalidade “Chula”, que é a disputa de melhor sapateado entre os peões. A prova será individual e o vencedor ganhará um troféu simbólico. A festa contará, ainda, com a participação musical do DJ Inaldo Santos.

De acordo com o coordenador do evento, Tarciso dos Santos, o objetivo é fazer um intercâmbio cultural para conscientizar os participantes sobre a importância das tradições gaúchas. “Temos como principal finalidade valorizar o artista amador, evitando atitudes individuais ou coletivas que deslustrem os princípios de formação moral do povo gaúcho”, afirma.

Ainda segundo Tarciso, é a primeira vez que o festival será apresentado no estado, o que torna tudo ainda mais significativo. “Desejamos que essa estreia aqui no Amazonas seja um sucesso, nosso objetivo é mesclar essas culturas, espero que todos os participantes fiquem satisfeitos com o evento”, ressalta.

O festival – Desenvolvido pelo Centro de Tradições Gaúchas – Rancho Manauara, o Festival de Tradições Gaúchas é um projeto com mais de 30 anos de existência, tem por finalidade a preservação e valorização dos costumes e da cultura popular do Rio Grande do Sul e visa uma aproximação entre a cultura gaúcha e os demais territórios brasileiros.

Serviço: Primeira edição do Festival de Tradições Gaúchas no Amazonas (FESTGAM)

Local: Centro Estadual de Convivência do Idoso – Rua Wilkens de Mattos, s/n, Nossa Sra. Aparecida

Data/hora: Domingo, dia 14 de Janeiro de 2017, às 11h

Entrada: Gratuita

Classificação indicativa: Livre