Primeiro dia de competições do JEJs rende três medalhas ao Amazonas

Os Jogos Escolares da Juventude (JEJs) já começaram e o Amazonas deu início à demarcação de território neste primeiro dia de competições. Ao todo, foram três medalhas conquistadas pela equipe amazonense: uma de prata e duas de bronze, conquistados nas modalidades natação e tênis de mesa.

Abrindo a contagem de medalhas para o Amazonas, o atleta Caio Arcos, de 14 anos, garantiu o terceiro lugar, pela natação, na prova de 100 metros costas. Na mesma prova, quem faturou a segunda medalha do dia foi a experiente nadadora, Elysa Maia, de 17 anos, que ficou com o bronze nos 100 metros costas. Em seguida, o Estado garantiu a segunda colocação no tênis de mesa por equipes com os atletas André Murchie, de 16 anos, Felipe Ikeda, de 14 anos, e por Davi Souza, de 13 anos.

Composta neste primeiro momento por 41 participantes, entre atletas e comissão, a delegação conta com o apoio da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel). A competição será realizada no período de 12 a 25 de novembro, em Natal (RN). Os jogos, que são realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), reúnem em 2018, pela primeira vez em uma mesma edição, os atletas de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos na mesma fase nacional.

Este ano, o JEJs é o maior já registrado, com 5.038 atletas dos 26 Estados brasileiros e do Distrito Federal, representando, então, 2.153 entidades educacionais. A etapa nacional, que segue até o dia 25 deste mês, terá 14 modalidades em disputa, dentre elas basquete, futsal, handebol, vôlei, atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, natação, tênis de mesa, vôlei de praia (apenas na categoria 15 a 17 anos), xadrez e wrestling.

Com informações da assessoria da Sejel.