Primeiro dia de provas do Enem no AM é realizado nesta terça-feira (23)

Foto: Reprodução

Devido ao colapso na saúde que o Amazonas enfrentou no mês de janeiro, as provas  do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão aplicadas nesta terça-feira (23) e quarta-feira (24), com exceção do município de Barreirinha que ainda enfrenta altos riscos de contaminação pela Covid-19.

O Estado possui mais de 160 mil inscritos e para a realização das provas o Governo decretou ponto facultativo e feriado escolar durante os dois dias de provas.

Em Manaus, a abertura dos portões acontece às 10h30 nos dois dias de prova. O fechamento dos portões será às 12h. A aplicação das provas deve começar às 12h30, e encerrar às 18h no primeiro dia. No segundo dia, as provas devem encerrar às 17h30. A recomendação é que os participantes cheguem com antecedência aos locais.

Suspensão do Enem 

Foi uma decisão da Justiça Federal do Amazonas que suspendeu, inicialmente, a realização da prova do Enem no Amazonas que estava marcada para o dia 17 de janeiro. As provas foram remarcadas para o dia 23 e 24 de fevereiro.

Conforme o documento, as provas ficaram suspensas no Amazonas enquanto durasse o estado de calamidade pública – por conta da pandemia – sob pena de multa de R$ 100 mil por dia de descumprimento, até o limite de 30 dias.

Na mesma semana que o Enem foi suspenso no Amazonas, Manaus viveu um colapso com hospitais sem oxigênio, pacientes com Covid-19 precisaram ser levados para outros Estados.