Primeiro robô humanoide desenvolvido em Manaus será apresentado ao público nesta sexta-feira (10)

O primeiro robô humanoide desenvolvido em Manaus, por alunos da Faculdade Fucapi, será apresentado, nesta sexta-feira (10), às 18h30, na unidade da faculdade, localizada no Distrito Industrial, bairro zona Sul. O robô, que conta com características humanas está sendo desenvolvido no Laboratório de Robótica Aplicada da instituição e terá 1,70 m de altura, de 50 kg a 60 kg e com inteligência artificial.

A equipe de desenvolvedores do projeto irá apresentar à comunidade a atual fase de desenvolvimento da criação, durante a 5ª edição do Encontro Regional de Engenharia (Encoeng). “Iremos mostrar o estágio atual do trabalho, com funcionamento de um braço robótico, tronco e cabeça, mais aplicação de inteligência em reconhecimento de face e voz. A apresentação começa, mostrando o robô em funcionamento, e em seguida, os alunos vão apresentar artigos do Encoeng, referentes ao projeto”, explicou o professor orientador do Departamento de Elétrica e Computação da Faculdade Fucapi, Francisco Januário.

O processo de criação do protótipo está passando pela fase de modelagem, onde é feita a definição de como o robô será construído e o levantamento de materiais necessários.

De acordo com o orientador, a construção do projeto está dividida em quatro partes: braços robóticos; pernas robóticas; tronco e energia; e cabeça e inteligência. O projeto envolve a participação de 15 estudantes dos cursos de Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Ciência da Computação.