Procissão da Via Sacra reúne fiéis no Morro do Cruzeiro em Aparecida

procissão 25 capa

A procissão da Via Sacra reuniu cerca de 5 mil católicos nesta sexta-feira (24), feriado da Paixão de Cristo, no Morro do Cruzeiro em Aparecida, no interior de São Paulo. A penitência, que simboliza os últimos passos de Jesus Cristo antes da crucificação e morte, acontece tradicionalmente desde a década de 1930.

A concentração de fiéis começou por volta das 4h30 aos pés do morro. Os peregrinos percorreram, a partir das 5h, em cerca de uma hora e meia, as 14 estações que simbolizam o sacrifício de Jesus. O fim de semana é considerado o período mais importante no calendário da Igreja Católica.

Alguns peregrinos fazem o percurso descalços e acenderam velas durante a procissão para agradecer por graças alcançadas.

A romeira Ângela Nóbrega foi o Aparecida, vindo do Mato Grosso, com um grupo de 150 pessoas. “Viemos pela renovação, para começar o ano bem e pedir pelos nossos familiares. Não cansa, cada um dá força ao outro”, afirmou.

O morro do Cruzeiro tem 900 metros de extensão e 83 metros de altura . Em 1925 o morro teve uma cruz cravada no cume. A primeira celebração religiosa oficial aconteceu no local em 1948.

Santuário Nacional

Na noite desta sexta-feira Santa a Basílica espera receber 46 mil peregrinos. As atividades compreendem a encenação da Paixão e Via Sacra às 9h e uma Catequese e Bênção, às 11h, todas no Altar Central da Basílica.

Às 15h acontece um dos momentos mais marcante desta Semana Santa, será celebrada a Paixão e Morte de Jesus Cristo, seguida da Procissão de Enterro.

Fonte: G1