Procon Amazonas autua Caixa Econômica por descumprimento da Lei das Filas

Após denúncias de clientes, fiscais do Programa Estadual de Proteção e Orientação ao Consumidor (Procon-AM) autuaram, nessa quarta-feira (07), a agência da Caixa Econômica Federal do Shopping São José, no bairro São José 1, zona Leste, por descumprimento da Lei Estadual no 139/2013 (Lei das Filas).

A primeira irregularidade constatada foi a não emissão e entrega da senha aos clientes. “Assim que chegamos ao local verificamos que havia uma fila imensa para “triagem” dos clientes. Somente nessa fila, segundo alguns consumidores, a espera ultrapassava os 20 minutos. A determinação da gerência da unidade inclusive somente permitia a emissão e entrega das senhas para atendimento após o cliente passar pela triagem, o que comprova a desobediência à Lei Estadual 139/2013, em especial no seu artigo 2º, que determina o controle do tempo de atendimento justamente pela senha de chegada ao banco”, disse o fiscal do Procon-AM, Matheus Bustos.

Segundo o coordenador de fiscalização do órgão, Pedro Malta, a agência também extrapolava os limites de tempo de espera, conforme determinado na Lei da Fila.

“Além da irregularidade na emissão das senhas, o tempo de espera para atendimento nos guichês de caixa passava dos 40 minutos, ou seja, os clientes esperavam em torno de 20 minutos na fila de triagem e mais 40 minutos para serem atendidos. Lavramos o auto de constatação e verificaremos se a agência é reincidente nessa infração para a correta aplicação dos valores de multa”, explicou.

Com informações da assessoria do Procon-AM.