Procon apreende 58 kg de bacalhau impróprio para o consumo em supermercado de Manaus

Nessa quarta-feira (5), o Programa Estadual de Proteção e Orientação ao Consumidor (Procon-AM) apreendeu 58 quilos de bacalhau impróprios para o consumo no supermercado Carrefour da Avenida Pedro Teixeira, no Dom Pedro, zona Centro-Oeste de Manaus. Segundo o Procon, os alimentos estavam expostos sem refrigeração em condições mínimas para conservação.

“Apesar do produto estar ainda dentro do prazo de validade, os itens estavam expostos sem refrigeração há vários dias, descumprindo o que o próprio fornecedor determina para armazenamento, que é de refrigeração entre 0º e 5º C. Lavramos os autos e efetuamos o recolhimento e inutilização dos produtos, pelo risco que oferecem à saúde do consumidor”, explicou o fiscal do Procon, Matheus Bustos.

A fiscalização partiu de uma denúncia de que o supermercado estaria vendendo mercadorias fora do prazo de validade. A ocorrência não foi constatada, mas após verificação de rotina os fiscais identificaram a irregularidade na conservação do bacalhau.

A vistoria nos supermercados é realizada diariamente de forma rotineira em todas as áreas da capital. Para denúncias, o Procon Amazonas disponibiliza o telefones 0800 092 1512, o e-mail fiscalizacaoprocon@procon.am.gov.br e o WhatsApp (92) 9 9271-5519.