Produção industrial do Amazonas registra melhor desempenho do país

A produção industrial do Amazonas registrou o melhor desempenho do país em setembro deste ano frente ao mesmo mês de 2018, apontou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Segundo os dados divulgados nesta sexta-feira (8), a indústria amazonense cresceu 16,7% no período. 

Em setembro também cresceram os indicadores do Paraná, com alta de (7,4%) e Rio de Janeiro (7%), Santa Catarina (5,2%), São Paulo (3,6%) e Goiás (1,6%). A média nacional foi de 1,1%.

Segundo a pesquisa, em um ano, a alta do Amazonas foi impulsionada pelas atividades de impressão e reprodução de gravações (65,7%)(DVDs e discos); Fabricação de coque, de produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis (37%)(gás natural); Máquinas e equipamento (48,8%)(artefato de aço e tampas e capsulas), Outros equipamentos de transportes (14,5%)(motocicletas e suas peças); fabricação de equipamentos de informática e eletrônicos (15,6%)(celular, computador e maquinas digitais).

Ainda conforme os dados, na comparação com agosto a indústria amazonense registrou queda de 1,6% em setembro. No índice acumulado dos nove primeiros meses do ano, o Amazonas teve alta de 2,5%. A média nacional foi de 0,3%. Já nos últimos doze meses, o índice do Estado também foi positivo (0,9%).