Produção industrial do Amazonas registra melhor desempenho do país

A produção industrial do Amazonas registrou o melhor desempenho do país em agosto deste ano, apontou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Segundo os dados divulgados nesta terça-feira (8), a indústria amazonense cresceu 7,8% no período. O Estado também apresentou alta na comparação com o mês anterior, quando o setor expandiu 13%.

Em agosto também cresceram os indicadores do Pará, com alta de (6,8%) e São Paulo (2,6%), Ceará (2,4%), Pernambuco (2,1%), Rio de Janeiro (1,3%), Mato Grosso (1,1%) e Minas Gerais (1,0%). A média nacional foi de 0,8%.

Segundo a pesquisa, em um ano, a alta do Amazonas foi impulsionada pelas atividades de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (gasolina automotiva, óleo diesel, óleos combustíveis e naftas para petroquímica), equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (televisores), outros equipamentos de transporte (motocicletas e suas peças e acessórios) e máquinas e equipamentos (aparelhos de ar-condicionado de paredes e de janelas – inclusive os do tipo split system).

Ainda conforme os dados, no índice acumulado dos oito primeiros meses do ano, o Amazonas teve alta de 1,0%. A média nacional foi de -1,7%. Já nos últimos doze meses, o índice do Estado foi negativo (-1,4).