Professores do Estado declaram apoio ao “45” em reunião organizada por Gedeão Amorim

professores-apoio-artur

Apesar da pressão política, professores e gestores escolares da Rede Estadual de Educação definiram apoio ao candidato à reeleição, o prefeito Arthur Neto (PSDB), em reunião organizada pelo vereador eleito Gedeão Amorim (PMDB), que foi secretário estadual de Educação no período de 2005 a 2012. O encontro ocorreu, ontem (27), na sede do PMDB, na zona Centro-Sul de Manaus.

Atualmente, Manaus possui mais de 15 mil servidores atuando na rede estadual de ensino dos 27 mil em todo o Estado. Durante a reunião de ontem,  Gedeão Amorim fez comparações das duas gestões (municipal e estadual) e destacou a valorização de Arthur Neto aos educadores e outros servidores da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

“O prefeito Arthur concedeu reajustes acima da inflação aos professores e servidores da Semed enquanto no Estado,  muitos trabalhadores da Educação permaneceram com o salário defasado. Não podemos entregar a Prefeitura de Manaus a um grupo que está sendo negligente na gestão estadual”, afirmou Gedeão em discurso aos participantes.

Outro ponto destacado pelo vereador eleito são as condições de trabalho oferecidas aos funcionários da Semed se comparadas à atual realidade das escolas estaduais. “Fui procurado por vários gestores escolares, que me reclamaram da falta de material de trabalho para garantir a aprendizagem dos alunos, uma realidade totalmente diferente do quadro visto nas escolas municipais da capital”, comparou o vereador eleito.

Avanços

Gedeão relembrou, ainda, o destaque nacional que a Prefeitura de Manaus teve com o avanço da qualidade de ensino medida pelo  Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). No ano em que Arthur Neto assumiu a prefeitura, em 2013, Manaus ocupava a 20ª posição no Ideb. Já no ano seguinte, Manaus ranqueou em 18º lugar.

Este ano, Manaus ocupou a 11ª posição, melhorando 9 posições em três anos. “A valorização do professor e gestor escolar aliada às melhores condições de ensino refletiram diretamente na melhoria da qualidade de ensino e aumento da avaliação do estudante. É uma administração focada em resultados”, finalizou Gedeão.

Professora do município de Manaus e do Estado – uma educadora que não quis ter o nome divulgado por medo de represália – afirmou que ela e a família decidiram por Arthur Neto por considerar a gestão de ensino do município mais organizada e ordenada que no Estado. “Sempre vi o próprio prefeito (Arthur Neto) acompanhando as obras de reforma nas escolas e, também, as condições de trabalho dos servidores. O resultado disso é uma administração mais responsável a cidade”, concluiu.

Texto e fotos: Assessoria do candidato