Profissionais da imagem promoveram encontro para organizar demandas da categoria

Nessa segunda-feira (9), fotógrafos e cinegrafistas do Amazonas convidaram profissionais do segmento para uma reunião, no Centro Cultural Povos da Amazônia (CCPA) para escolher representantes e dialogar sobre Núcleo de Fotografia do Amazonas, projeto apresentado pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC).

A convocação a profissionais de imagem do Estado surgiu durante um fórum, realizado pela SEC, com mais de 50 fotógrafos e cinegrafistas, no Centro Cultural Povos da Amazônia. No evento, a criação de um núcleo capaz de atender demandas do segmento com exposições, biblioteca especializada, palestras e workshops foi proposto.

De acordo com o secretário de Cultura, Denilson Novo, a adesão da categoria ao projeto pode potencializar as atividades realizadas pelos profissionais no Amazonas. “Acredito que este trabalho, unido com a participação da classe ganha muito mais força. Abrimos esse caminho para que a categoria possa apresentar suas demandas e dialogar sobre o Núcleo de Fotografia do Amazonas”, afirma.

Oportunidade

O fotógrafo Wesley Andrade, que esteve na reunião, considerou o diálogo positivo. Para ele, o Núcleo de Fotografia do Amazonas é uma oportunidade para profissionais da região apresentarem e receberem apoio em seus projetos. “Considero louvável esta ação da SEC de reunir um segmento que era extremamente esquecido. A partir desta reunião, nossa classe vai ter oportunidades de fazer com que a fotografia do Estado seja expandida”, comenta.

Wesley afirma ainda que, para a próxima reunião, a classe deseja definir seus representantes. “Estamos convidando profissionais de diversas áreas da fotografia, tanto profissionais, quanto amadores, para que essa escolha aconteça da forma mais democrática possível”.

Núcleo de Fotografia do Amazonas

O projeto envolve um conjunto de ações e programas na capital e no interior amazonense com o objetivo de potencializar as atividades de profissionais e amadores que trabalham com produção de imagens na região.

O Núcleo de Fotografia do Amazonas propõe a realização de oficinas, workshops, exposições, a atualização de portfólios virtuais, a criação de um clube de colecionadores e de uma biblioteca especializada em fotografia. A estruturação do projeto deve ser realizada após a reunião de profissionais da imagem da próxima semana.

Serviço

O quê: Profissionais da imagem promovem encontro após fórum da SEC.

Quando: Segunda (9), às 15h.

Onde: Centro Cultural Povos da Amazônia (CCPA), na Avenida Silves, 2.222, Distrito Industrial.

Entrada: Gratuito.