Profissionais de nove unidades de saúde são vacinados contra a Covid-19 pela Prefeitura de Manaus

Voluntário recebe injeção durante fase de testes de potencial vacina contra a Covid-19 da empresa Moderna, em Seattle, nos EUA, em foto de 16 de março — Foto: AP Photo/Ted S. Warren

Equipes de imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) iniciaram, às 16h deste sábado (23), a vacinação contra a Covid-19 em profissionais de nove unidades de saúde da rede estadual. Para esses locais, 2.141 doses foram reservadas e a imunização segue até às 21h, seguindo a relação encaminhada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM).

Os profissionais indicados pela SES atuam em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e Salas Vermelhas das seguintes unidades: Hospitais e Prontos-socorros (HPS) 28 de Agosto, João Lúcio, Delphina Aziz e Platão Araújo; Fundação de Medicina Tropical Doutro Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD); Hospital e Pronto-Socorro da Criança (HPSC); Hospital do Coração Francisca Mendes (HCFM); Maternidade Ana Braga; e Fundação Centro de Controle de Oncologia (FCecon).

Os critérios usados para dar preferência de vacinação entre os profissionais de saúde foram definidos em comum acordo pela Semsa e pela SES-AM, para garantir prioridade no recebimento da vacina aos trabalhadores mais expostos à contaminação pelo novo coronavírus.

A análise dos riscos e a escolha dos trabalhadores contemplados, deve ser feita pela SES e, a cada dois dias, encaminhada à Semsa até às 10 horas, para o planejamento da ação, desde a separação das doses até a escala das equipes de vacinadores. Com o planejamento pronto, a Semsa programa a rota de distribuição da vacina para as unidades de saúde, que só pode ser feita sob escolta policial.

*Com informações da assessoria