Profissionais de saúde recebem orientações para ampliar o atendimento às pessoas que desejam parar de fumar

A capacitação aos profissionais é feita pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa)

fumar profissionais

Foto: Divulgação/Semsa

Com a meta de ampliar o atendimento à população de Manaus nos Ambulatórios para Tratamento de Fumantes, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), iniciou nessa terça-feira (28) uma capacitação sobre Abordagem Intensiva ao Fumante, direcionada para profissionais que atuam em unidades de saúde.

A capacitação, realizada no Complexo de Saúde Oeste, no conjunto Santos Dumont, bairro da Paz, zona Oeste, será encerrada nesta quarta-feira, 29, e tem como público-alvo 50 profissionais, incluindo médicos, enfermeiros, psicólogos, farmacêuticos, assistentes sociais, técnicos de enfermagem, divididos em duas turmas, nos turnos matutino e vespertino.

Segundo a gerente de Promoção da Saúde da Semsa, enfermeira Altemira Diniz, com a capacitação, a Prefeitura de Manaus pretende ampliar e reativar serviços em Ambulatórios de Tratamento de Fumantes.

“A Semsa conta atualmente com 16 Ambulatórios ativos e pretende ampliar ou reativar os serviços interrompidos, considerando a situação da rede de saúde no período da pandemia, quando houve maior concentração das ações no combate à Covid-19, com remanejamento de recursos humanos nos serviços de saúde. Com isso, há Ambulatórios em que é necessário capacitar novos servidores para que a equipe da Unidade de Saúde possa reativar o serviço e a Semsa pretende iniciar o atendimento em mais quatro Unidades de Saúde até o final deste ano”, explicou Altemira Diniz.

O conteúdo programático da capacitação aborda os temas: Diagnóstico situacional das ações de tabagismo em Manaus; Abordagem ao Fumante; Orientações para entender porque uma pessoa fuma; Os primeiros dias sem fumar; Como vencer os obstáculos para permanecer sem fumar; Benefícios obtidos ao parar de fumar; Farmacoterapia e apoio ao medicamento na abordagem ao fumante; Fluxo de informações; Oficina com Monoxímetro (aparelho que mede os níveis de monóxido de carbono no ar que o fumante solta e o grau de dependência do cigarro); e Técnicas de respiração.

“A intenção é que o profissional de saúde receba as informações necessárias para abordar o fumante, acompanhar o tratamento e orientar sobre os benefícios para a saúde ao abandonar o uso do cigarro”, informou a enfermeira.

Ambulatórios

O atendimento nos Ambulatórios de Tratamento de Fumantes é baseado na abordagem cognitiva comportamental e, quando necessário, há o suporte medicamentoso. As atividades acontecem em sessões individuais ou em grupos de apoio. Cada Ambulatório da rede municipal monta uma programação, de acordo com a realidade da Unidade de Saúde.

Para obter mais informações sobre o Programa de Controle do Tabagismo, a Semsa também disponibiliza o Disque Saúde (0800 280 8 280), canal de comunicação que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Ambulatórios para Tratamento de Fumantes

Norte

1 – UBS Frei Valério – Rua Bom Jesus, s/nº, Novo Israel;

2 – UBS Sálvio Belota – Rua das Samambaias, 786, Santa Etelvina;

3 – UBS Armando Mendes – Rua 5, s/nº, conjunto Manôa;

4 – Policlínica Anna Barreto – Avenida Grande Circular, s/nº, Monte Sião;

5 – UBS José Figliuolo – Rua Rios Arinos, s/nº – conjunto Residencial Viver Melhor;

Sul

6 – USF Dr. Luiz Montenegro – Rua Pico das Águas, nº 527, Nossa Senhora das Graças;

7 – UBS Petrópolis – Rua Delfim de Souza, s/nº, Petrópolis;

8 – UBS Nilton Lins – Avenida Professor Nilton Lins, nº 3259 – Flores

Leste

9 – UBS Ivone Lima dos Santos, Rua 8, s/nº, Coroado 3;

10 – UBS Amazonas Palhano – Rua Antônio Matias, s/nº, São José 2;

11 – UBS Mauazinho – Rua Rio Negro, 113, Mauazinho;

Oeste

12 – Clínica da Família José Raimundo Franco de Sá – Rua V, nº 150 – Nova Esperança I;

13 – Policlínica Djalma Batista – Rua 23 de Dezembro, s/nº – Compensa III;

Disa Rural

14 – USFR São Pedro Km 35, Rodovia AM-010;

15 – UBFR Ephigênio Sales, km 41 AM-010;

16 – UBFR Pau-Rosa Km 21, BR-174 – Ramal do Pau-Rosa.

 

(*) Com informações da Assessoria