Programa realiza entrega de donativos a famílias em risco social

Foto: Foto: Nathalie Brasil/ Semcom

O programa “Abraço Solidário” entregou, nessa terça-feira (10), kits de donativos às pessoas beneficiárias da ação, que se encontram em situação de vulnerabilidade ou risco social. O “Abraço Solidário” é executado pelo Fundo Manaus Solidária.

Os kits entregues a 12 famílias incluíam fraldas, leite em pó, enxovais, entre outros itens de uso infantil. Além destes, alguns kits também incluíam fraldas geriátricas, destinadas às pessoas que possuem algum tipo de deficiência ou que se recuperam de alguma doença grave.

O “Abraço Solidário” estabelece a concessão direta de bens materiais às pessoas em situação de vulnerabilidade ou risco social de qualquer natureza e às pessoas acometidas de câncer ou com problemas crônicos de saúde.

O programa já garantiu mais de três mil benefícios a famílias, tendo como prioridade crianças, gestantes, nutrizes, idosos e Pessoas com Deficiência (PCDs). Afora os kits com fraldas, já foram entregues desde a criação do programa cestas básicas, cadeiras de rodas, cadeiras de banho e colchões casca de ovo.

Também estão inclusas pessoas em situação de pobreza ou que sejam impossibilitadas de arcar com os custos do enfrentamento de situações, que coloquem em risco a sobrevivência e a dignidade do indivíduo e da família.

Conforme a coordenadora do serviço social do Fundo Manaus Solidária, Virna Martiniano, o processo para seleção dos beneficiados inclui atendimentos prévios e critérios a serem cumpridos.

“Para cada benefício existem critérios específicos estabelecidos dentro do programa ‘Abraço Solidário’. A concessão de fraldas, por exemplo, exige a apresentação de laudo médico, que comprove a necessidade. A partir dessa constatação, realizamos visitas às residências, para só então efetuarmos a entrega do benefício. Dessa forma, agindo com responsabilidade, garantimos atenção à necessidade de todos”, destacou.

(*) Com informações da assessoria