Programa ‘Parlamento Jovem’ começa atividades na segunda-feira (6)

O programa “Parlamento Jovem” (PJ), desenvolvido pela Escola do Legislativo Senador José Lindoso, da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), vai iniciar suas atividades de treinamento dos 48 alunos participantes na próxima segunda-feira (6).

Eleitos em suas escolas para serem “deputados-jovens”, os estudantes vão participar durante dez dias – de 6 a 17 de maio – de uma série de atividades técnicas para aprender como funciona um parlamento e, ao final, irão apresentar Projetos de Lei de interesse da sociedade.
“Nesse período, os estudantes vão vivenciar a rotina de um deputado estadual, passando pela diplomação, exercício de mandato de deputado, incluindo sessões plenárias, elaboração de projetos e outras atividades parlamentares”, explica o diretor da Escola do Legislativo, João Paulo Jacob.

Ao longo dos meses de março e abril, o programa “Parlamento Jovem” reuniu estudantes de 24 escolas públicas, que elegeram dois representantes – um titular e um suplente – para participar das atividades parlamentares.

Coordenado pela gerente de Educação Cidadã, Cassandra Serejo, o PJ vai oferecer uma rotina diária de aulas, palestras e treinamentos práticos para que os alunos entendam o funcionamento do Poder Legislativo.

“Eles não estão chegando para se tornarem políticos, mas para entender a realidade social deles”, aponta Cassandra Serejo. “Eles não querem privilégios, querem conhecer seus direitos”, completa.

Os alunos serão recebidos no primeiro dia de atividades com coquetel de boas vindas e, pela manhã, participam da palestra “O papel institucional da Assembleia Legislativa”, ministrada pelo diretor-geral da Aleam, Wander Motta. À tarde, terão palestra motivacional com Cassandra Serejo e o sorteio para definir qual deputado estadual irá “apadrinhar” um deputado-jovem. Logo em seguida, já começam a aprender sobre os procedimentos legislativos, como o funcionamento de uma Sessão Plenária com Grande Expediente, Pequeno Expediente e Ordem do Dia.