Projeto “Aula em Casa” estreia programa de TV aberta para auxiliar aprendizagem

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O programa “Papo Reto” estreia nesta terça-feira (14) às 10h10, no canal 2.5 ou 32.5, da TV aberta. A iniciativa foi desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) com a intenção de desenvolver o diálogo e a troca de experiências neste período de isolamento social.

A primeira edição terá como tema “Os recursos tecnológicos auxiliando professores na interação com os estudantes”. O programa contará com a participação de professores, pais e estudantes, desta forma busca a interatividade e uma conversa informal.

O programa é gravado no Centro de Mídias do Estado do Amazonas (Cemeam) e faz parte do projeto “Aula em Casa”, desenvolvido pela Prefeitura de Manaus e Governo do Estado, por meio de Termo de Cooperação Técnica entre Semed e Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc), voltado para estudantes, familiares e educadores das redes municipal e estadual de ensino.

O “Papo Reto” passa a ser exibido todas as terças-feiras, às 10h10, no canal 2.5 da TV aberta, com duração de 30 minutos, e com reprise às quintas-feiras, no mesmo horário e canal. A ferramenta de comunicação foi elaborada pela Gerência de Formação Continuada (GFC), da Semed.

A intenção também é fomentar o interesse de participação direta, no programa, dos atores principais neste processo de aulas, encontros, debates formativos e de todas as ações não presenciais, incluídas no projeto “Aula em Casa”.

Os interessados podem enviar sugestões de novos temas, dúvidas, ou mesmo apontar interesse em participar de outras edições pelo [email protected], ou pela redes sociais no @semed_manaus, pelo Instagram; ou pelo /semedmanaus, no Facebook.

De acordo com a coordenadora do Programa de Tutoria da Semed, Adriana Guimas, essa é mais uma ação para auxiliar os professores, pais e alunos nessa nova modalidade de ensino a distância, oferecida pelas redes públicas de ensino aos mais de 450 mil estudantes de escolas municipais e estaduais.

“Esse será um canal de formação e informação para que possamos passar por esse período de isolamento social. Por isso, escolhemos falar sobre os recursos tecnológicos que os professores podem usar na interação com os alunos e ainda engajar as famílias nesse processo de ensino-aprendizagem”, explicou Guimas.

O primeiro programa contará com a participação de professores da Semed, que já utilizam os meios tecnológicos como ferramenta na aprendizagem dos alunos. Como a formadora da Divisão de Desenvolvimento do Profissional do Magistério (DDPM), Alessandra Pinheiro, que falou sobre os recursos  já utilizados pelos alunos, como o Google Class e o Meet Videoconferência, que oportunizam o protagonismo dos alunos na aprendizagem.

“Todas essas ferramentas já são utilizadas pelos nossos alunos, como forma de interação entre professor e aluno nesse mundo virtual. A utilização da tecnologia desperta muito mais interesse nos estudos e essa experiência tem sido muito interessante. Os professores também podem utilizar o Google Formulário para elaborar avaliações, onde os alunos respondem pelo mesmo canal, com acompanhamento real, assim como a checagem de tudo o que está sendo oferecido pelo “Aula em Casa” ou as atividades elaboradas pelo próprio professor”.

A formadora mencionou ainda sobre os vídeos que, os professores da educação infantil têm utilizado para atender as crianças, assim como também, para tirar as dúvidas dos pais. “A gente observa que nas videoaulas (para alunos do 1° ao 9° ano do ensino fundamental) os professores tentam esclarecer mais sobre como funciona o “Aula em Casa” e, na educação infantil, os professores criam brincadeiras como forma de atividades, além de contar histórias e tudo isso são recursos maravilhosos”, completou Alessandra.

Com informações da assessoria da Semed