​Projeto ‘Caravana da Cultura’ chega as ruas de Parintins

Foto: Michael Dantas

A partir dessa quinta-feira (28), a “Caravana da Cultura”, estreia em Parintins, com intervenções que ocuparão as ruas e praças da cidade. Sessões gratuitas de cinema, programa “Mania de Ler”, oficinas de artes visuais e intervenções com grafiteiros farão parte da vasta programação, que segue até 1º de julho. Entre as atividades confirmadas estão as oficinas de artes visuais comandadas por nomes como Romahs Mascarenhas, Turenko Beça e Raiz Campos.

A Caravana contará com uma oficina de carimbo, que será ministrada por Turenko Beça. Segundo o artista, o workshop será também uma fonte de emprego e renda, já que as obras poderão ser vendidas pelos alunos após a confecção. Além disso, a dupla formada por Romahs e Turenko participará da produção do projeto “Mapa das Cores”, junto com o grafiteiro Raiz Campos. No projeto, diversos artistas revitalizarão os muros da cidade através das artes plásticas.

As oficinas e as atrações musicais também serão realizadas durante o “Abraço Amazônico”, encontro da arte, cultura e meio ambiente que acontecerá na Quadra Poliesportiva Silvio Miotto, localizada na Rua Sá Peixoto, Centro de Parintins.

Sessões de cinema levarão filmes de diversos gêneros à população. Na lista de exibição estão cotados “Os Aristogatas”, “Bambi” e “Todos os Cães Merecem o Céu” para as crianças; além dos clássicos de Charles Chaplin como “Luzes da Cidade”, “O Circo” e “O Vagabundo”.

Pontos fixos

Simultaneamente, a Caravana da Cultura percorrerá espaços públicos do município como a Praça Tsukasa Uetsuka – Praça do Japonês, Praça da Liberdade, Praça Digital e Centro Educativo Nossa Senhora das Graças, no bairro Itaúna II.

A apresentação da peça “Dragão de Macaparana” também ocupará as ruas da cidade durante os quatro dias com uma comédia sobre aventuras no Nordeste.

As danças urbanas e a Fanfarra do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro também serão destaques da programação. Os alunos tomarão as ruas da cidade com ritmo e talento.

Para quem gosta de leitura, o programa “Mania de Ler” fará contação de histórias e mediação de leitura. Na ocasião, a Biblioteca do Liceu receberá 110 livros de literatura, além de uma “Caixa Estante”, que pode

Mais atividades

Os alunos das turmas de Laboratório Corporal, Dança da Melhor Idade, Coral Adulto e Coral de Libras do Liceu – Unidade Parintins – participarão da apresentação no Bumbódromo durante os três dias de Festival Folclórico de Parintins. Além disso, os alunos de Fotografia do Liceu poderão exercitar os conhecimentos com apoio do setor pedagógico. Ao todo, as ações serão realizadas por 125 alunos.

Credenciamento de artistas

Os artistas da Ilha participarão ativamente da “Caravana da Cultura”, isso porque, entre os dias 11 e 20 de junho, o Liceu de Parintins recebeu inscrições e credenciou os artistas locais para esta e futuras parcerias. Grupos de Hip Hop, de danças urbanas, capoeira, de músicas regionais, de teatro e artes visuais participaram das inscrições. Ao todo, 15 grupos locais foram cadastrados.

O projeto Caravana da Cultura é do Governo do Amazonas, realizado por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC).

Fonte: SEC