Projeto de doação capilar beneficia portadores de doença autoimune

O projeto Fios de Vida, da Câmara Municipal de Manaus (CMM), foi apresentado, nessa segunda-feira (20), aos pacientes com alopecia areata, da Fundação Alfredo da Matta (Fuam), localizada no bairro Cachoeirinha, zona Sul da capital amazonense.

No local, os pacientes puderam entender um pouco mais sobre o projeto, que tem como objetivo arrecadar fios de cabelo para fabricação e doação de perucas, contribuindo para a melhoria e qualidade de vida do público alvo.

Além disso, o projeto de autoria da vereadora Mirtes Salles, também propõe a elevação da autoestima feminina, mostrando que a mulher pode se sentir bonita com o uso de perucas e assim resgatar segurança.

No encontro, estiveram presentes a Dra. Danielle Westphal, médica dermatologista responsável pelo ambulatório de tricologia da Fundação Alfredo da Matta e o psicólogo Paulo Martins, também da Fuam, assim como o hairstylist Elias Torres, parceiro do projeto Fios de Vida.

O que é Alopecia Areata

Está associada a doenças autoimunes e pode ser agravada por consequência de traumas ou desequilibro emocional, como estresse. Nessa forma de alopecia, a perda de pelos e cabelos é rápida e resulta em falhas circulares em algumas áreas do corpo, mas também pode chegar ao tipo universal, que afeta todos os pelos do corpo, incluindo sobrancelhas, barba e até pelos pubianos.

(*) Com informações da CMM