Projeto de resgate da autoestima de mulheres com câncer ‘Fios de Vida’ completa um ano

Foto: Divulgação

Tendo em vista a situação de sensibilidade e vulnerabilidade emocional que muitas mulheres afetadas pelo câncer de mama sofrem, a presidente da Comissão de Defesa e Proteção dos Direitos da Mulher da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereadora Mirtes Salles (Republicanos) criou o Projeto Fios de Vida, Doar Cabelos é um gesto de amor. Com isso, muitas mulheres puderam resgatar sua autoestima após a queda de cabelo causada pelo processo de tratamento da doença.

A iniciativa completa um ano, no dia 10 de outubro, e já beneficiou 12 mulheres. Uma delas foi a Marinei da Silva Maquiné de 37 anos.

“No primeiro momento, não senti muito, pois queria que o tratamento fizesse efeito logo. Mas com o tempo, meu filho perguntava quando o cabelo ia crescer. Tudo isso mexeu comigo e me deixou mais forte para buscar a cura”, revela a dona de casa Marinei.

Para Mirtes Salles, o objetivo é melhorar a qualidade de vida dessas pessoas

“Nossa ideia é resgatar a autoestima dessas meninas e mulheres, mostrando que elas podem sim ficar bonitas e femininas com o uso dessas perucas. Com o Fios de Vida, construímos um caminho de amor e sonhos, propiciando um recomeço para essas pacientes, não apenas com câncer de mama, mas também vítimas de escalpelamento, alopércia, entre outras doenças causadoras da queda de cabelo. E como estamos no Outubro Rosa, mês de conscientização e combate ao câncer de mama, nosso projeto ganha ainda mais força”, explicou Mirtes.

Importante lembrar que durante esse primeiro ano do projeto, já foram recebidas mais de 23 doações.

Para doar é muito fácil, lembrando que pode ser qualquer tipo de cabelo. Apenas é necessário seguir as seguintes recomendações.

São elas: o cabelo precisa ter comprimento de no mínimo um palmo (15 cm) e ficar bem preso com um elástico. É preciso avisar ao cabeleireiro que o corte será para doação e depois colocar o cabelo cortado em um saco plástico ou uma caixa.

(*) Informações da assessoria