Projeto “Incentivando Campeões” busca fomentar práticas esportivas nas comunidades

Com intuito de incentivar a prática esportiva e revelar futuros atletas amazonenses, a Prefeitura de Manaus lançou o projeto “Incentivando Campeões”, nessa sexta-feira (16). Coordenado pela Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), o programa atenderá crianças de todas as idades que terão a oportunidade de conhecer diversas modalidades esportivas, como handebol, natação, futsal, futebol de campo, vôlei, basquete e lutas em geral.

O secretário Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), João Luiz, informou que o projeto funcionará em 17 centros poliesportivos coordenados pela prefeitura através da pasta, que estão distribuídos por todas as zonas da cidade. Segundo ele, a ideia do “Incentivando Campeões”, surgiu após visitas aos bairros de Manaus e visa fomentar e descobrir futuros atletas locais.

“Vimos as dificuldades e ociosidade das crianças depois das escolas, além dos espaços municipais vazios e para incentivar as atividades esportivas nessas comunidades, que já revelaram diversas campeões que nos representam mundo afora, nasceu esse projeto para revelar outros talentos que ainda estão ocultos”, disse João Luiz.

Para participar das modalidades, o secretário informou que os pais ou responsáveis devem procurar os centros de iniciação esportivas instalados em suas zonas para realizar o cadastro mediante apresentação documentação do pequeno. “O grande critério é que os pais deverão acompanhar as atividades dos filhos, a nossa intenção é que toda família faça parte disso para termos sucesso”, frisa.

O secretário acrescentou que a partir desta segunda-feira (19), o programa já estará em ação estima atender mais 3 mil pessoas, nesse primeiro momento. “Desde que assumiu o cargo, o prefeito Arthur nos orientou a investir em pessoas e esse projeto caiu como uma luva para a sociedade”, destacou José Luiz.

​​O lançamento oficial ocorreu nesta sexta na Quadra Poliesportiva Edimilson Santos, no bairro São Raimundo, com a presença do prefeito, Arthur Virgílio Neto e os pesos médios do Ultimate Fighting Championship (UFC), Anderson Silva e Ronaldo Jacaré.

Além do lançamento do projeto, os atletas consagrados do MMA tiveram a oportunidade de conhecer outros programas desenvolvidos na área esportiva pela prefeitura, assim como as atividades realizadas no complexo revitalizado e que atende os bairros Santo Antônio, Glória e adjacências.

Na ocasião, foram distribuídos kit com bolas, macarrão, placas de tatame para os coordenadores e professores que atuarão no projeto. “Esse material dará condições a esses profissionais altamente qualificados para evitar lesões ou outros problemas de saúde e, ainda garantir uma melhor aplicação das atividades”, finalizou o secretário João Luiz. O evento reuniu ainda alunos de escolas públicas e moradores.