Projeto Minicursos On-line chega à 10ª edição ensinando a fazer luminária em garrafa de vidro

Reaproveitamento de resíduos e como fazer luminária em garrafa de vidro é tema de vídeoaula do Projeto Minicursos On-line, da Prefeitura de Manaus, que chega à décima edição nesta sexta-feira (14). A série está disponível nas plataformas digitais Facebook, Instagram e Youtube.

Contabilizando 18 mil visualizações, o projeto foi lançado em junho deste ano, como forma de viabilizar o acesso ao conteúdo das oficinas e minicursos oferecidos pela Semmas, durante a período da pandemia de Covid-19. A intenção é prosseguir com a produção de mais videoaulas, mesmo durante o tempo em que as páginas de secretarias estiverem fora do ar, em virtude do período eleitoral.

“Estamos com milhares de visualizações e um feedback muito positivo das pessoas que entram em contato pelas redes sociais, o que demonstra que a estratégia das aulas virtuais como ferramenta de educação ambiental, incentivada pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, é um sucesso”, afirma o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antônio Nelson de Oliveira Júnior.

As produções já abordaram os temas mais variados, tais como produção de mudas, jardinagem, compostagem, horta doméstica, reaproveitamento de resíduos, combate ao caramujo africano, plantio de frutíferas em vasos e Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs). O secretário lembra que o projeto mostrou ser uma ferramenta poderosa de educação ambiental, revelada a partir das demandas surgidas com a pandemia da Covid-19. A intenção é produzir 40 videoaulas até o fim do ano.

Luminária

Na videoaula desta sexta-feira, a instrutora Thesca Godinho ensina como fazer uma luminária em garrafa de vidro com efeito jateado. “O processo é simples e rápido”, explica Thesca. Para a peça, são necessários uma garrafa de vidro transparente, papel Contact, molde para desenho, esponja e luminária do tipo “fio-de-fada”.

(*) Informações da Assessoria