Proposta prevê que escolas do AM ofereçam educação socioemocional

Foto: Eduardo Cavalcante/Seduc-AM

Uma indicação feita à Secretaria de Estado de Educação (Seduc) prevê um Projeto de Lei que inclui aulas de educação socioemocional no Plano Educacional do Amazonas e nos currículos escolares. A indicação foi feita pelo deputado estadual João Luiz (Republicanos) e foi acatada pela Seduc.

A proposta tem sido discutida no âmbito da secretaria para implementação no currículo escolar.

De acordo com o deputado, a inclusão de habilidades socioemocionais no currículo escolar irá implementar nas instituições de ensino uma cultura de desenvolvimento da inteligência emocional.

A proposta respeita as estratégias do Plano Estadual de Educação do Amazonas, a qual visa oferecer atividades extracurriculares de incentivo aos estudantes e de estímulo a habilidades, inclusive, mediante certames e concursos nacionais, indicando, ainda, incentivos as escolas que aderirem.

A ideia, conforme João Luiz, é treinar professores para que possam ministrar competências relacionadas ao comportamento e à administração das próprias emoções. “Com o treinamento adequado, os professores vão tornar a aprendizagem socioemocional em uma parte integrante da educação básica, aumentando a capacidade dos alunos de integrar habilidades, atitudes e comportamentos para lidar de forma eficaz e ética com as tarefas e desafios diários”, explicou.

(*) Com informações da assessoria do deputado