Quatro agências bancárias são multadas por descumprir Lei das Filas

Foto: Marinho Ramos / Semcom

Mais uma fiscalização da Ouvidoria e Proteção ao Consumidor (Procon Manaus), realizada nesta sexta-feira (1º), quatro agências bancárias foram multadas por descumprimento da Lei Municipal 167/2005, a Lei das Filas. Os fiscais visitaram oito bancos, dando continuidade à operação que está acontecendo ao longo da semana, que fiscaliza o tempo de espera de clientes para atendimentos nos caixas.

Duas agências bancárias excederam o limite de 15 minutos para a realização do atendimento ao cliente. A Lei das Filas estabelece um tempo máximo de 15 minutos de espera do consumidor em dias normais; 20 minutos em véspera ou após feriados e de 25 minutos em dias de pagamento dos servidores públicos.

O balanço contabilizou um total de 22 agências bancárias durante os três dias de fiscalização do PROCON, onde quatro dessas agências receberam auto de infração e um auto de constatação. A multa varia de 340 a 1.270 UFMs (Unidade Fiscal do Município de Manaus) e em caso de reincidência a multa é de 1.271 a 5.000 UFMs.

Como Denunciar

O Procon Manaus disponibiliza o número 0800 092 0111, por meio do qual os consumidores podem denunciar a demora da fila de banco e também outras irregularidades nas relações de consumo como produtos vencidos, ausência de preços na vitrine e outras situações que demandam fiscalização.

Já as reclamações precisam ser formalizadas pessoalmente no setor de atendimento ao público do Procon, localizado na rua Afonso Pena, 38, na Praça 14 de Janeiro. O horário de atendimento é das 8h às 14h.