Radar captou quem são os deputados que devem ser eleitos para compor a Mesa Diretora da ALEAM

Mesa Diretora Assembléia

A composição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado (ALEAM) já estaria definida, segundo fontes do Radar. A escolha teria sido feita em várias reuniões entre os parlamentares da Casa e o governador do Estado, José Melo, que teria sido decisivo para a manutenção de Josué Neto (PSD) no cargo de presidente da Casa, mas principalmente para a permanência do deputado Belarmino Lins (PMDB), na 1ª vice-presidência.

“Havia resistência de parte da bancada de Melo, que se empenhou em sua reeleição, na permanência de Belão como primeiro vice, logicamente, por ele ser do PMDB de Braga e ter feito parte da coligação adversária nas últimas eleições”, disse a fonte do Radar. Mas, Melo teria levado em consideração algo que ele denominou de “valiosa colaboração” de Belarmino Lins nas votações de suas matérias no final do ano passado quando ele, exatamente por ocupar a primeira vice-presidência da Casa, “pulou” para a cadeira de Josué Neto, a de presidente, e chefiou pessoalmente a aprovação de todas as matérias do Executivo, neutralizando todas as manobras da oposição de obstaculizar certas votações.

“Melo vê em Belão uma aquisição valiosa estando a seu serviço no Legislativo”, conta o interlocutor que tem proximidade com o Governo. Para a 2ª vice-presidência, o escolhido teria sido o deputado Davi Almeida que, no início das negociações para a Mesa Diretora teria dado umas “esperneadas” – expressão usada pela fonte do Radar –  porque estava de olho mesmo na presidência da Casa, um cargo que teria sido prometido a ele nessa nova legislatura. Acabou aceitando a segunda vice-presidência ao ver que Neto se mantinha intocável na cadeira de presidente.

Com a devida articulação do prefeito junto ao governador José Melo, o deputado Bi Garcia (PSDB), cunhado de Artur Neto, mesmo estando em seu primeiro mandato no Parlamento estadual, ficou com o cargo que tinha vários deputados de olho, o de 3º vice-presidente. Abdala Fraxe (PTN) será o secretário geral da Casa, lugar antes ocupado pelo deputado do PMDB de Braga, Vicente Lopes. Articulação política do ex-senador e agora deputado federal eleito, Alfredo Nascimento (PR) junto ao governador, de quem foi aliado nas últimas eleições, fez com que um dos membros de seu grupo político, o recém eleito deputado estadual Sabá Reis, também do PR, ocupasse o cargo da mesa Diretora de 1º secretário.

Assim como Belão, outro deputado que fez parte da coligação adversária a Melo, o deputado Adjuto Afonso, do PP de Rebeca Garcia, vice de Braga nas últimas eleições, vai ocupar a cadeira de 2º secretário. E permanece como ouvidor-corregedor, mesmo com todas as polêmicas causadas por processos judiciais e pendengas com seus colegas de Parlamento, o deputado Ricardo Nicolau, do PSD de Omar Aziz, para total e irrestrita insatisfação dos deputados de oposição. (Any Margareth)