Rede reúne partidos e militantes em conferência estadual

A abertura da III Conferência Estadual da Rede Sustentabilidade do Amazonas, na manhã desse sábado (11), contou com a presença do vereador Chico Preto (PMN) e da presidente do PSOL, Pedrinha Lasmar, ao lado do deputado Luiz Castro e de dirigentes do elo nacional e estadual do partido.

O encontro que acontece no auditório Paulo Freire, da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), termina nesse domingo (12), reunindo militantes da capital e do interior, lideranças comunitárias, sindicais, ativistas sociais e ambientais.

O deputado Luiz Castro ressaltou que a Rede está aberta ao diálogo com os partidos pautados pela coerência de suas posições no cenário político estadual, em busca da convergência de idéias, que visam a construção de uma força política inovadora para 2018. Em nível nacional a Rede apresenta a candidatura de Marina Silva para presidente da República.

Em sua abordagem, a presidente do PSOL, Pedrinha Lasmar destacou como positiva a parceria com a Rede Sustentabilidade na eleição suplementar para prefeito de Manaus. “Apesar das dificuldades, fizemos a diferença”, frisou, reafirmando o compromisso de luta no campo progressista, pela melhoria da qualidade de vida no Amazonas e pela dignidade do trabalhador brasileiro.

Já o vereador Chico Preto considerou como obvio o desafio de unir os partidos que não se submetem ao status quo imposto pelo atual quadro político. “Precisamos nos unir para virar a página e escrever um novo capítulo na história do Amazonas”, salientou.

Nessa perspectiva, Chico Preto defendeu ainda o debate voltado para a convergência em torno de pontos fundamentais na vida pública, como a transparência, a eficiência e a aplicação correta do dinheiro público, para que se construa uma nova história política no Estado.

Análise política

Representantes do elo nacional e estadual fizeram uma análise sobre a atual conjuntura política do País, seguida de apresentação de teses que vão orientar a posição da Rede nos mais diversos temas políticos de interesse da sociedade.

A programação prosseguiu com o debate sobre as estratégias eleitorais para a participação da Rede nas eleições gerais de 2018.

Na conferência haverá a escolha dos novos representantes do elo estadual, da executiva estadual, do conselho fiscal, da comissão de ética e dos delegados que participarão do Congresso Nacional da Rede, que será realizado em Brasília em 2018.

Fonte: Assessoria de comunicação deputado estadual Luiz Castro