Referência global sobre Covid-19, Universidade Johns Hopkins interrompe contagem de dados do Brasil

Painel da Universidade Johns Hopkins não contém mais dados sobre o Brasil Foto: Reprodução

A Universidade Johns Hopkins, referência na contabilidade de estatísticas globais da pandemia de Covid-19, interrompeu neste sábado a contabilização de dados sobre a doença no Brasil, terceiro país do mundo com mais mortos e o segundo em número de casos. Desde o início da crise sanitária, em março, a instituição disponibilizava informações com base nas divulgações feitas pelo Ministério da Saúde e as utilizava para posicionar o país em um ranking de nações afetadas.

Durante a noite da última sexta-feira, a plataforma que o ministério utiliza para tornar os números públicos saiu do ar e exibiu um aviso de manutenção. Ao ser retomada neste sábado, ela passou a exibir apenas os casos confirmados, em recuperação e óbitos das últimas 24 horas. A Johns Hopkins, no entanto, usa a soma de todas as notificações realizadas desde o início da pandemia.

Neste sábado, o painel da universidade americana, que tornou-se a principal fonte de consulta de pesquisadores e meios de comunicação, deixou de indicar informações sobre o Brasil. O Ministério da Saúde é a única fonte que a Johns Hopkins tem sobre os dados do país.

Procurada, a instituição americana confirmou que as estatísticas foram retiradas de seu painel devido à suspensão do conteúdo orundo do Ministério da Saúde. Os pesquisadores planejam registrar em seu site as estatísticas disponíveis até a última quinta-feira (4), último dia em que as informações do governo federal estavam online: “À medida que os dados estiverem disponíveis, corrigiremos os pontos históricos”.

Por volta de 20h10m deste sábado, a universidade restabeleceu a disponibilização de dados brasileiros, com número de confirmação e óbitos registrados na sexta-feira e divulgados pelo Ministério da Saúde, que não constam na ferramenta disponibilizada no site da pasta. O GLOBO fez contato com a instituição para obter informações sobre a atualização.