Relatórios das CPI’s da Telefonia realizadas em 18 estados ajudarão a aprimorar a fiscalização sobre operadoras, diz Marcos Rotta

Rotta 11
O vice-líder da bancada do PMDB na Câmara, deputado federal Marcos Rotta (AM), antecipou-se ao Dia do Consumidor, a ser comemorado neste domingo (15), e fez um discurso na Câmara, nesta terça-feira (10), ressaltando a importância que os relatórios das CPI’s da Telefonia, realizadas pelas assembleias legislativas de 18 estados brasileiros, terão no aprimoramento dos mecanismos de fiscalização das operadoras de telefonia fixa, móvel e internet que operam no País. De acordo com ele, os relatórios dessas CPI’s, juntos, formarão um raio-x do sistema de telefonia no Brasil.
Como membro titular da Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Câmara, Rotta estuda propor uma audiência para reunir presidentes e relatores destas Comissões Parlamentares de Inquérito, a fim de reunir as informações apuradas em cada estado e compor um relatório nacional.
Esta proposta será apresentada na primeira reunião da CDC, que será realizada nesta quarta-feira (11), às 10h. “Os relatórios das 18 CPI’s Telefonia são vastos e têm muito a contribuir com a Câmara dos Deputados, por isso, darei essa sugestão à CDC. Sem dúvida, eles nos ajudarão a promover um amplo e intenso debate a respeito da situação caótica que se encontra a telefonia no Brasil”, afirmou.
‘LÍDERES E INSATISFAÇÃO’
No discurso, Rotta relembrou o protesto violento que ocorreu no município de Apuí (a 453 quilômetros ao Sul de Manaus), em que um grupo de moradores destruiu e ateou fogo nos equipamentos da antena de transmissão da empresa Vivo, para destacar que a paciência da sociedade brasileira está no limite com as operadoras de telefonia.
“As quatro empresas que dominam o mercado de telefonia móvel atingiram nota menor que 4, em uma escala de 0 a 5, no índice de satisfação dos clientes, conforme o Portal do Consumidor. Além disso, números dos Procons apontam que as empresas lideram em número de reclamações”, destacou.