Renan será relator e Omar Aziz presidente da CPI da Covid, diz Randolfe

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 será presidida pelo senador Omar Aziz (PSD-AM), e o vice-presidente será Randolfe Rodrigues (Rede-AP). Já o relator será o senador Renan Calheiros. A composição da CPI foi definida em acordo na manhã desta sexta-feira (16). A CPI tem como membro titular ainda o senador Eduardo Braga (MDB-Am).

Os nomes foram informados à CNN pelo próprio senador da Rede. Por ter a maior bancada na Casa, o MDB deveria ficar com a presidência da CPI, mas o partido preferiu escolher a relatoria. Dessa forma, o PSD, segundo maior partido do Senado, ficou com a presidência.

Ao longo da semana, depois de considerar que a criação da Comissão seria inevitável, lideranças governistas concentraram esforços para tentar evitar que um senador de oposição, como Renan, assumisse postos de destaque na CPI.

A iniciativa comandada pela ministra da Secretaria de Governo, Flávia Arruda, tinha apoio presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), a quem não interessava o protagonismo de um adversário político regional.