‘Requalifica 7’ pretende recapear mais de 200 corredores viários de Manaus

Foto: Alex Pazuello/Semcom

Mais de 200 vias nas zonas Oeste, Sul, Norte e Leste serão recapeadas durante a sétima etapa do Programa de Requalificação Viária e Urbana de Manaus (Requalifica). O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto lançou o programa, nesta quinta-feira (15), na avenida Comendador José Cruz, no bairro Lago Azul, zona Norte, na estrada do conjunto Viver Melhor.

De acordo com o prefeito, o programa terá um investimento de R$ 57 milhões e serão mais de 115 quilômetros de vias recapeadas, beneficiando 35 comunidades ou bairros da capital. “Agora é aproveitar o tempo que nos resta e adiantar os trabalhos. Com o Requalifica 7, do ponto de vista de infraestrutura urbana, Manaus deu um grande salto ao longo destes quase oito anos de governo”, destacou o prefeito, que esteve no lançamento acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Manaus Solidária, Elisabeth Valeiko Ribeiro, e do secretário municipal de Infraestrutura, Kelton Aguiar.

A sétima etapa do programa de recapeamento asfáltico, desenvolvido pela Prefeitura de Manaus, será dividida em três frentes de obras, realizadas pelas empresa Soma Ltda., Mabole Comércio e Construção Ltda. e Pomar Comércio de Derivados de Petróleo e Construção Eirele, ganhadores do certame.

A primeira etapa dos serviços irá beneficiar, cerca de 60 vias. Já o lote dois, a empresa Mabole irá trabalhar nos bairros da zona Norte, onde mais de 65 logradouros serão totalmente revitalizados. O terceiro e último lote atenderá os bairros da zona Leste de Manaus.

“O critério de escolha das vias beneficiadas continua o mesmo: as que recebem a circulação do transporte coletivo, os acessos a feiras, mercados, escolas, unidades de saúde e as que fazem a interligação com outros bairros. O trabalho também será o mesmo que vem sendo realizado nas outras etapas, com a fresagem (retirada do asfalto antigo) e a colocação de nova massa asfáltica”, explicou o secretário de Infraestrutura, Kelton Aguiar.

O programa teve início em 2019 e, desde então, já atendeu milhares de famílias da capital amazonense, com centenas de vias recapeadas nas zona Norte, Sul, Centro-Sul, Leste, Oeste e Centro-Oeste, com etapas 1,2,3,4,5 e 6.

Lago Azul

O bairro Lago Azul, escolhido pelo prefeito Arthur Neto para o lançamento do Requalifica 7, passou por grandes transformações nos últimos dois anos. Em 2018, a Prefeitura de Manaus iniciou ali o primeiro trabalho de infraestrutura e urbanismo, feito por meio do programa Obras de Verão, à época, que contemplou mais de 30 vias, com nivelamento das ruas, dragagem de igarapé, implantação de redes de drenagem profunda, asfalto, calçada e meio-fio, beneficiando mais de 1.800 famílias do local.

Como parte do programa de Obras de Mobilidade, a Prefeitura de Manaus também está construindo no local o Terminal 6 de integração de passageiros, que vai dar um novo sentido ao deslocamento diário das pessoas, que antes necessitavam ir a um outro terminal, para ter acesso ao centro da cidade. As obras de requalificação viária do Lago Azul complementam as obras de mobilidade, em andamento.

O bairro também recebeu um dos cinco Centros Integrados Municipais de Ensino (Cimes) construídos pela Prefeitura de Manaus, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que contempla unidades de educação infantil e educação fundamental. O Cime do Lago Azul foi transformado em hospital de campanha municipal durante o período mais agudo da pandemia de Covid-19 e, atualmente, passa por readaptação para voltar a ser unidade escolar e integrada à rede para atender o ano letivo de 2021.

“O Lago Azul já pode ser considerado um bairro. Antes, era uma comunidade sem qualquer infraestrutura. Vamos deixar esse legado para essas famílias: infraestrutura, urbanismo, mobilidade e acesso à educação de qualidade. E tudo aqui também vai beneficiar milhares de famílias do Viver Melhor. É uma honra e muito simbólico começar o Requalifica 7 por aqui”, finalizou o prefeito.

(*) Com informações da Assessoria.