Retorno da faixa exclusiva é elogiada por usuários do transporte público

O retorno da faixa exclusiva, iniciada no último sábado, (24), já está sendo elogiado pelos usuários do transporte coletivo, que passam nas vias. 362 ônibus trafegam pela faixa em 52 linhas, transportando cerca de 400 mil passageiros, que diariamente reduziram seu tempo de deslocamento em até 20 minutos, dependendo da linha.

De acordo com a universitária Micaelly Oliveira, a faixa tem melhorado bastante o deslocamento até a faculdade que ela estuda, localizada na zona Centro-Sul. “Quando eu venho para a faculdade eu levo menos tempo do que se eu optar por linhas que não trafegam nessa faixa. Já consegui sentir a diferença nesses dias que ela está sendo fiscalizada”, disse.

A faixa exclusiva é apoiada pelo universitário Milton David. Ele pede que os condutores respeitem o espaço destinado aos ônibus. “O meu percurso tanto para a faculdade quanto para casa reduziu cerca de 50% no tempo de viagem. Os motoristas precisam respeitar esse projeto que é muito bom para a cidade”, comenta.

Desde o último sábado, as faixas exclusivas das avenidas Torquato Tapajós, Constantino Nery e Recife, estão sendo fiscalizadas pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans).

A faixa exclusiva funcionará de segunda a sexta-feira, de 4h ‪às 22h‬. Aos sábados, de 4h ao meio dia. Nos domingos e feriados, a faixa fica liberada para todos os veículos. Quem desrespeitar os horários permitidos, comete infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).