Robôs, apps e próteses em 3D são atrações no Experience Day 2018

Protótipos de robôs, órteses e próteses de mão feitas em impressora 3D, desenvolvimento de aplicativos móveis e técnicas de criptografia serão apresentados durante a programação do Experience Day 2018 (E-Day) nessa terça-feira (09), na faculdade Martha Falcão Wyden.

Considerado um dos maiores eventos de profissões do País, o E-Day já é tradição nas instituições Wyden, que integram o grupo Adtalem Educacional do Brasil, movimentando, somente em 2017, aproximadamente 10 mil pessoas em feiras e palestras gratuitas pelo País.

Em Manaus, desde 2015, o evento somou um público de 4,2 mil, arrecadando mais de 6 toneladas de alimentos. Este ano, estão previstas mais 12h de programação e mais de 29 atividades acadêmicas, lúdicas e interativas.

A programação inicia às 9h, com atividades voltadas aos públicos interno e externo. A feira de profissões é o momento reservado aos alunos de Ensino Médio, que participam de oficinas e mini workshops, como forma imersão no conceito de educação de qualidade internacional e de interação com a futura profissão.

Protótipo de robôs criados pelos alunos dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão de Tecnologia da Informação e Engenharia Civil serão apresentados ao público com demonstrações rápidas de confrontos entre eles. A programação, bem como o material utilizado para a fabricação dos mesmos serão avaliados pelos professores.

Os alunos de Engenharia Mecânica apresentarão o protótipo de duas órteses de mão e uma prótese de dedo, feitas em impressora 3D. A órtese foi projetada para pessoas que perderam o controle da mão, com redução ou falta total de movimento do dedo por conta de doenças como síndrome do Túnel do Carpo, Dedo em Gatilho, Parkinson, Esclerose Múltipla e até mesmo aneurismas, que costumam causar tremores. A órtese permite o uso confortável de teclado e tela touchscreen.

Já a prótese de dedo foi projetada para pacientes com amputação parcial de membros das mãos. Ela é presa por um fio de nylon em uma braçadeira a fim de que se mexa junto com a mão.

Trata-se de um protótipo desenvolvido pelos acadêmicos da faculdade Martha Falcão Wyden que tem como objetivo avançar nas pesquisas relacionadas ao modelo, utilizando um filamento mais flexível, de maneira que o dedo possa se mexer.

Os modelos foram projetados em software CAD, utilizado para projetos em 2D e 3D, e impressos em 3D. Os protótipos estão em fase de testes e atualmente estão em fase de planejamento de desenvolvimento de produto (PDP). O objetivo é produzir algumas unidades e doar para pessoas que precisam tão logo o projeto seja finalizado.

Além disso, haverá a demonstração de aplicativos desenvolvidos por alunos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Já os alunos do curso de Segurança da Informação, apresentarão conceitos de criptografia utilizando cifra de Cézar com demonstração real através de software desenvolvido em várias linguagens pelos alunos.

A criptografia é um conjunto de técnicas pensadas para proteger uma informação. A técnica existe desde a antiguidade e os primeiros registros datam de cerca de 1.900 anos antes de Cristo, no Egito.

Outras atrações do evento são a demonstração de confecção de sarjetas permeáveis com materiais sustentáveis, reaproveitamento de material para design de luminárias e artesanato, júri simulado, produção de vídeos para o Instagram, escritório modelo de contabilidade, identificação de fungos através do microscópio e oficina de memória e atenção.

Escalada na parede, sala de jogos on line e dinâmicas interativas também integram a programação tornando-a divertida e participativa.

Serviço

O quê: Experience Day 2018 (E-Day)

Quando: Terça-feira (09), das 9h às 21h

Onde: Faculdade DeVry Martha Falcão (Rua Natal, 300 – Adrianópolis) – Em frente ao Ragazzo.