Rosa Alves lança livros sobre Ilustrações Botânica e Zoológica

Nessa terça-feira (10), a ilustradora científica Rosa Alves Pereira lança dois livros – Ilustração Botânica e Ilustração Zoológica, no Auditório da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC), às 10 horas. As obras somam-se à vasta experiência de Rosa, que é autora dos primeiros cadernos de ilustração científica em língua portuguesa.

O livro bilíngue “Ilustração Botânica/ Ilustración botánica” traz uma pesquisa inédita sobre história da ilustração botânica na Europa e na America Latina, além de oito técnicas, incluindo a ilustração digital, para a realização de desenhos in situ (conservação de recursos genéticos existentes em ecossistemas e habitats naturais) e em herbários.

A outra obra – Ilustração Zoológica – já está no mercado há um ano, mas a autora aproveitará para fazer o lançamento do livro aqui em Manaus também. O livro apresenta técnicas diversas de ilustração e a história dos desenhos de vertebrados e invertebrados.

Mais de uma centena de ilustrações de Rosa Alves, de ilustradores convidados como Pedro Salgado, Marco Nunes e Alessandro Lima podem ser conferidos em Ilustração Zoológica, além de trabalhos de vários alunos dos cursos de extensão em Ilustração Científica Biológica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) durante os anos de 2014 e 2015.

Rosa Alves

A ilustradora é licenciada em Artes Visuais, especialista em história da Cultura e da Arte pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Ilustração Científica pela Universidade de Évora (Portugal) e em História da Ciência (UFMG). Trabalhou no Centro de Coleções Taxonômicas da UFMG, é professora de ilustração científica desde 2005 e, atualmente, oferece cursos em seu ateliê, em Brumadinho (MG).

Rosa Alves já expôs suas aquarelas no Carroussel do Louvre (2015), galeria comercial localizada no subsolo do Museu do Louvre (Paris), e tem obras em diversos países. É autora de publicações didáticas sobre ilustração científica (zoológica e botânica). Participa do comitê assessor de “Ilustraciência” na Espanha.