Rotta destaca a expansão do programa ‘Luz Para Todos’ no Amazonas

rotta234567Em 10 anos de existência, o programa ‘Luz para Todos’, do governo federal, tem levado energia elétrica à cidades de todo o Brasil e, no Amazonas,à comunidades rurais que nunca tiveram acesso à energia.

Nesta terça-feira (24), o deputado estadual Marcos Rotta, líder do PMDB na Assembleia, destacou os ganhos para a população amazonense.

“Sabemos das dificuldades que temos de logística, devido ás dimensões do Amazonas. Temos aqui no estado 6.531 comunidades e, dessas, 2.692 já foram atendidas pelo programa Luz Para Todos. Já há o compromisso do diretor da Amazonas Energia, Radyr Oliveira, em retomar esse programa que eu não tenho dúvida, é um dos maiores programas de inclusão elétrica do mundo. Mais de 80% da nossa demanda por energia elétrica estão nas comunidades rurais. Com o programa, é possível levar dignidade a essas pessoas que nunca tiveram acesso à energia e que hoje podem conservar seus alimentos, ter acesso à informação e outras melhorias” afirmou Rotta.

O deputado destacou o esforço do diretor da Amazonas Energia, Radyr Oliveira, para cumprir as metas do programa Luz Para Todos nos 62 municípios amazonenses.

“Fiz hoje uma referência à forma com que esse programa vem sendo tocado e a forma gentil, respeitosa e responsável que o Radyr trata essas questões e, principalmente, trata as pessoas que o procuram. Tive uma reunião na última sexta-feira (20) na sede da Amazonas Energia em Manaus e saí de lá com o compromisso firmado de que, em um curtíssimo espaço de tempo, várias comunidades que há muitos anos aguardavam pelo programa Luz Para Todos, serão finalmente atendidas”.

“Reconhecemos que muitos municípios amazonenses ainda passam por uma série de dificuldades com relação à distribuição de energia elétrica, mas já tivemos muitos avanços. Parintins, por exemplo, recebeu 8 novos grupos geradores. O município de Itacoatiara também já está sendo atendido. Há um compromisso por parte do Radyr e da concessionária, para que o Amazonas possa ter, acima de tudo, uma energia elétrica contínua e  confiável”, completou o parlamentar.

Balanço Programa Luz Para Todos/ Amazonas

Período: Maio de 2004 a maio de 20014

Famílias atendidas: 94.376

Pessoas Atendidas: 500.000

Transformadores Implantados: 43.034

Total de Municípios atendidos: 62

Fonte: Amazonas Energia

Metas do Programa

1º. Termo de Compromisso (2004 a 2012)

Meta: 81.000 ligações elétricas

Alcance: 83.172 ligações elétricas concluídas

2º. Termo de Compromisso (2013 a 2014)

Meta: 28.810 ligações elétricas

Alcance: 11.204 ligações elétricas feitas (até maio de 2014)

Fonte: Amazonas Energia

Segundo a empresa Amazonas Energia, até dezembro deste ano, o programa Luz para Todos deve ultrapassar a meta estabelecida no Estado.

“Esse programa social é fantástico, por isso nós defendemos a continuidade, porque sabemos que as pessoas que ainda não foram atendidas, aguardam com ansiedade. Nós mesmos quando temos interrupção de energia elétrica, sentimos as dificuldades, imagine as pessoas que nunca tiveram energia. O Luz para Todos é um avanço, um programa social fantástico que precisa ser continuado”, finalizou Rotta.