Rotta visita comunidade Cuieiras, na BR-174, e garante melhoria aos moradores da área

Com o compromisso de levar os serviços da prefeitura para todos os manauaras, o prefeito em exercício Marcos Rotta esteve nesta quinta-feira(10), na comunidade Cuieiras, localizada no quilômetro 15, da BR-174. Ele visitou a Unidade Básica de Saúde Rural (UBSR) Nossa Senhora Auxiliadora e a Escola Municipal Ivan Júnior Saraiva de Barros, que devem passar por revitalização.

“Estamos fazendo aquilo que o prefeito Arthur Virgílio Neto nos incumbiu de fazer, que é proporcionar melhoria a população, mesmo àquelas que vivem nas áreas mais afastadas”, disse Rotta, que também responde pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf). “Manaus é uma cidade grande e cheia de problemas, mas com muita seriedade e sinceridade estamos conseguindo avançar”, completou.

Aproximadamente, 300 famílias de, ao menos, sete comunidades rurais e ribeirinhas, têm o atendimento em saúde referenciado na unidade de saúde da localidade, que conta com consultas, visita domiciliar, acompanhamento de programas sociais, saúde bucal, atenção à saúde materno-infantil, atenção centrada no adolescente/adulto/idoso, além de outros procedimentos de curativo, nebulização, coleta de preventivo e mais.

De acordo com o diretor do Distrito de Saúde Rural, Raimar Carvalho, o projeto de reforma da UBSR Nossa Senhora Auxiliadora prevê melhorias em pintura, entre outras adequações, e a construção de duas novas salas. “A ampliação vai possibilitar o fortalecimento do nosso atendimento odontológico, além de englobarmos o serviço, hoje anexo, do controle de endemias na nossa estrutura, que, além da comunidade Cuieiras, atente também pessoas vindas das comunidades Arthur Virgílio, Auxiliadora, Frederico Veiga, Novo Paraíso, Rei David e Tiú”, explicou.

Morador da comunidade Cuieiras, o aposentado Jailson Pinheiro, de 65 anos, rema cerca de 20 minutos para chegar à unidade de saúde. Para ele, a reforma e ampliação vem trazer muito mais conforto para os pacientes. “Essa unidade é muito útil, porque não precisamos ir até a cidade e, às vezes, esperar muito tempo pelo o atendimento. Aqui somos sempre muito bem atendidos pela equipe de saúde e com a reforma vai só melhorar”, disse.

Já a Escola Municipal Ivan Júnior Saraiva de Barros, que conta com 50 alunos da Educação Infantil e do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, recebe a construção de um poço artesiano pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) para atender aos estudantes e à comunidade. A expectativa é de que na escola também possa ser construído mais um banheiro, além de melhorias pontuais no forro das salas de aula.

Segundo o prefeito em exercício, as demandas serão atendidas de maneira colaborativa por diversas secretarias e pela sociedade. “Vamos envolver diversos órgãos da nossa administração nesse projeto, ampliando a nossa capacidade de resposta, dentro da nossa capacidade financeira. Além disso, temos aqui pessoas muito comprometidas, como o médico dentista Rogério Carvalho, que vai doar uma cadeira odontológica para o novo consultório, e a Agente Comunitária de Saúde (ACS) Maria do Socorro, que realiza um trabalho voluntário belíssimo com a comunidade”, finalizou.

Fotos: Alex Pazuello / Semcom e Alexandre Fonseca / Seminf