‘Sabedorias Ancestrais Afrodescentes’ é tema de discussão em Live

Foto reprodução

O projeto Círculos Transculturais do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Experiência Transdisciplinares em Educação da Universidade do Estado do Amazonas (Lepete/UEA) realiza, nesta segunda-feira (27), a partir das 18h, a conversa Sabedorias Ancestrais Afrodescentes. O evento ao vivo vai ser transmitido pelo canal de YouTube, Facebook, Instagram do Lepete e na plataforma Zoom.

De natureza transcultural, o programa busca uma aliança entre ciência e a tradição. Vão ser abordados no decorrer da programação assuntos como  budismo, transdisciplinaridade, sabedorias ancestrais afrodescendentes, ameríndias, além de arte, poesia, cinema e música.

“Penso que a pandemia modificou nossas relações com o mundo e as pessoas, afetando nossa subjetividade, nosso modo de viver e de estar no mundo. Trouxe muito sofrimento, angustia e estresse para muitas pessoas. O programa surge como uma potência capaz de levar amor, esperança e ternura à sociedade”, afirmou a coordenadora do Lepete, professora Eglê Wanzeler.

A coordenadora salienta ainda o quão importante é promover debates como esse, tanto pelo combate ao preconceito, racismo e fundamentalismo religioso que atinge violentamente as religiões de matriz africana, quanto pela necessidade de a Universidade se posicionar contra esses processos.

“Isso só é possível levando o conhecimento as pessoas e valorizando as culturas de um povo que contribuiu fortemente para o desenvolvimento da cultura do Brasil”, destaca a professora Eglê.

O projeto tem como intuito promover diálogos nos espaços científicos com outras formas de produção de conhecimento

(*) Informações da Assessoria