Saiba quais os procedimentos para inscrição no Enem

ENEM 2016 capa

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta semana as datas das avaliações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que neste ano de 2016 serão aplicadas nos dias 5 e 6 de novembro. Com as datas anunciadas oficialmente, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) iniciou o trabalho de instrução destinado aos estudantes finalistas do ensino médio, que no Amazonas, somam 52.712 alunos da rede pública habilitados para realizar o exame, que hoje é a referência principal de acesso ao ensino superior no país.

Dentre as providências para colaborar com a participação dos estudantes, a Seduc, por meio de sua gerência de Ensino Médio, orientou suas escolas para ceder o espaço dos laboratórios de informática e acesso a internet para os procedimentos de inscrição no exame quando requisitados pelo aluno interessado.

Conforme anunciado pelo MEC, as inscrições para o Enem de 2016 deverão ser realizadas entre os dias 9 e 20 de maio.

Os estudantes finalistas da rede pública de ensino e também os candidatos que se declararem “carentes” terão isenção na taxa de inscrição do exame nacional. Aos com demais perfis, a taxa para participação no exame será de R$ 68.

De acordo com a gerente do Ensino Médio da Seduc, professora Ana Donizete de Oliveira, é importante que os alunos estejam atentos aos prazos de inscrição, assim como aos horários das provas. “O Enem é o principal meio de acesso ao ensino superior, portanto, é imprescindível que os estudantes intensifiquem sua preparação para o exame e que estejam atentos a todas as datas e prazos estabelecidos”, afirmou.

Provas

Como em anos anteriores, em 2016, as avaliações do Enem serão distribuídas em quatro áreas de conhecimento: ciências humanas; ciências da natureza; linguagens, códigos e redação; e matemática. No dia 5 de novembro, serão realizadas as provas de ciências humanas e ciências da natureza. Já no dia 6 de novembro acontecerão as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática. Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h. O início das provas será às 13h30, pelo horário de Brasília.

Em 2015, o Amazonas registrou 156.735 pessoas inscritas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).